Aldo rossi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aldo Rossi
(Nascido em Milão, Itália 1931;. D Itália, 1997)
Aldo Rossi nasceu em Milão, Itália, em 1931. Ele se formou na Politécnica de Milão, em 1959 e juntou-se a revista Casabella-Continuità Milanese, servindo como seu editor de 1961 a 1964. Rossi ensinado em escolas de arquitetura, incluindo vários Politécnico de Milão, a ETH de Zurique, Nova York, Cooper Union, e de Veneza InstitutoUniversitario di Architettura.
Rossi se estabeleceu como um teórico de arquitetura em 1966 com a publicação de seu tratado teórico L'Architettura della citta '. Neste livro e em todo o seu trabalho de design, Rossi usou a cidade como seu tema central. Suas dissertações sobre o foco da cidade sobre as formas tradicionais e edifícios, especialmente na região da Lombardia, onde ele cresceu.
Embora Rossienfatiza a autonomia da arquitetura dentro de uma determinada cultura, ele também destaca a importância da transformação do Racionalismo.

Arquiteto italiano, Aldo Rossi nasceu a 3 de maio de 1931, em Milão. Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial muda-se para Como onde estuda num colégio de padres. Em 1949 ingressa no Politécnico de Milão e licencia-se em arquitetura em 1959. Durante o cursoteve oportunidade de estagiar com alguns arquitetos como Ignazio Gardella ou Marco Zanuso.
Pouco depois de se formar Rossi exerce funções docentes em várias escolas de arquitetura onde conhece alguns dos mais destacados arquitetos e teóricos da nova geração dos quais se destacam Ludovico Quaroni, Carlo Aymonino ou Fabio Reinhart. Na sequência do convite formulado por Ernesto Rogers, Rossicolaborou na revista Casabella Continuitá, assumindo a sua direção redatorial em 1964. Escreveu também para a revista Il Contemporâneo.
Desde os primeiros desenhos confirmou-se a tendência de Rossi para a redução dos edifícios a algumas formas simples de influência clássica. A sua atenção aos tecidos urbanos enquanto factos históricos e garante da permanência dos lugares vivenciais do homem, imbuídosde conceções clássicas e tradicionalistas da cidade traduziu-se no seu famoso ensaio L’Architettura della Città (a arquitetura da cidade, 1966), um dos textos teóricos mais influentes da segunda metade do século XX.
O seu projeto mais importante desta altura foi o edifício de apartamentos do bairro Gallaratese, em Milão (1969-1973), um bloco linear assente em pórticos contínuos e rigidamenterasgado por janelas quadradas, em solução de absoluta repetitividade e simplicidade.
Em 1971, associado a Gianni Braghieri, venceu o concurso para o cemitério de San Cataldo em Modena (projetado entre 1971 e 1976 e construído entre 1980 e 1985), uma “cidade dos mortos” idealizada formada por várias construções de carácter urbano cuja composição planimétrica remete para a imagem de um esqueleto.Projetou ainda edifícios de habitação e algumas escolas, como a de Fagnano Olona (1972-1976), ou a de Broni, cuja simplicidade volumétrica e rigidez compositiva faziam referência às formas de alguns jogos infantis.
Mais tarde foi diretor do departamento de arquitetura da Trienal de Milão e, em 1980, projetou o famoso Teatro del Mondo, um edifício flutuante em forma de torre, construído em madeira paraa Bienal de Veneza. As referências historicistas e classicistas marcaram os seus trabalhos posteriores, como o projeto para Fontivegge, em Perugia (1982), o restauro do Teatro Carlo Felice de Génova (1983) e o bloco de apartamentos de Friedrichstadt, Berlim.
A sua crescente reputação internacional garantiu-lhe encomendas e convites para trabalhar um pouco por todo o mundo. As formas simples dosprojetos de juventude tornaram-se mais rebuscadas e ornamentadas embora Rossi continuasse ligado a alguns elementos formais arquetípicos como o pórtico, o cubo, o cone, a galeria, as colunas cujo valor simbólico e plástico, pela referência a difusas memórias, ultrapassou as utilizações funcionais mais pragmáticas e banais.
Para além dos trabalhos de arquitetura, Rossi projetou inúmeros objetos...
tracking img