Ds ffdgsdfgds dsds

1175 palavras 5 páginas
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ MONTEIRO FONSECA
PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ESTUDOS DA SEE/MG
PROF. DANIEL DA SILVA PEREIRA – MATEMÁTICA – ENSINO MÉDIO

SIMULADO PREPARATÓRIO PARA O ENEM 2012
Nº01/2012

Questão 1 : (ENEM 2009) Com o objetivo de trabalhar com seus alunos o conceito de volume de sólidos, um professor fez o seguinte experimento: pegou uma caixa de polietileno, na forma de um cubo com 1 metro de lado, e colocou nela 600 litros de água. Em seguida, colocou, dentro da caixa com água, um sólido que ficou completamente submerso. Considerando que, ao colocar o sólido dentro da caixa, a altura do nível da água passou a ser 80 cm, qual era o volume do sólido?

(A) 0,2 m3 (B) 0,48 m3 (C) 4,8 m3 (D) 20 m3 (E) 48 m3

Questão 2: ENEM 2009

A evolução da luz: as lâmpadas LED já substituem com grandes vantagens a velha invenção de Thomas Edison.
A tecnologia do LED é bem diferente das lâmpadas incandescentes e das fluorescentes. A lâmpada LED é fabricada com material semicondutor semelhante ao usado nos chips de computador. Quando percorrido por uma corrente elétrica, ele emite luz. O resultado é uma peça muito menor, que consome menos energia e tem uma durabilidade maior. Enquanto uma lâmpada comum tem vida útil de 1.000 horas e uma fluorescente de 10.000 horas, a LED rende entre
20.000 e 100.000 horas de uso ininterrupto.
Há um problema, contudo: a lâmpada LED ainda custa mais caro, apesar de seu preço cair pela metade a cada dois anos. Essa tecnologia não está se tornando apenas mais barata. Está também mais eficiente, iluminando mais com a mesma quantidade de energia.
Uma lâmpada incandescente converte em luz apenas 5% da energia elétrica que consome. As lâmpadas LED convertem até 40%. Essa diminuição no desperdício de energia traz benefícios evidentes ao meio ambiente.

A evolução da luz.

Relacionados