Alcoolismo

Páginas: 5 (1053 palavras) Publicado: 5 de abril de 2014
Curiosidades:
O Tabaco possui vári- as formas de consu-mo como: cigarro, charuto, cachimbo, rapé ou tabaco de mascar.
Quando a pessoa esta usando, na com-bustão, produzem-se muitas substâncias como: gases, vapores orgânicos e compos-tos na forma de partí-culas, que são trans-portados do fumo até os pulmões.
Muitas dessas subs-tâncias atuam princi-palmente no aparelho respiratório e muitasdelas passam para o sangue.
Podem ser apresen-tadas em: Nicotina, irritantes, monóxido de carbono, conden-sados e outros agen-tes cancerígenos.
O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças sendo responsável por 30% das mortes por cân-cer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 25% das mortes por derramecerebral. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), to-do ano cinco milhões de pessoas morrem no mundo pelo uso do cigarro. E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigar-ros, charutos e ca-chimbos continuar aumentando.
Efeitos imediatos:
-Reduz a agressivi-dade;
- Diminui o aumento de peso e apetite de doces;
- Aumenta os gastos de energia e
- Causadependência.
Efeitos há longo prazo:
- Bronquite crônica;
- Enfisema pulmonar;
- Cancro do pulmão
- Alterações no olfato;
- Trombose e enfarte do miocárdio;
- Ulceras digestiva;






LEI N°. 9.294, DE 15 DE JULHO DE 1996.
Dispõe sobre as res-trições ao uso e à propaganda de pro-dutos fumeiros, bebi-das alcoólicas, medi-camentos, terapias e defensivos agrícolas, nos termos do § 4° doart. 220 da Cons-tituição Federal.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA faz sa- ber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 2° É proibido o uso de cigarros, ci-garrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro pro- duto fumeiro, deri-vado ou não do taba-co, em recinto coletivo, privado ou público, salvo em área destinada exclu-sivamente a esse fim, devidamente isolada e comarejamento conveniente.
§ 1° Incluem-se nas disposições deste artigo as repartições públicas, os hospitais e postos de saúde, as salas de aula, as bibliotecas, os recintos de trabalho coletivo e as salas de teatro e cinema.
§ 2° É vedado o uso dos produtos mencionados no caput nas aeronaves e veículos de transporte coletivo, salvo quando transcorrida uma hora de viagem e houver nos referidosmeios de transporte parte especialmente reservada aos fumantes.
Estados com leis antitabaco, sem Fumódromo:
- Amazonas, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo.









Estados com leis antitabaco, mas que permitem fumódromo:
- Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Pará,Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Estados com projetos de lei antitabaco em tramitação:
- Acre, Rio Grande do Norte, Piauí, Estado sem legislação antitabaco e Amapá.

Indústria do fumo investe em mosaico para atrair clientes.
Quem vai à padaria ou ao posto de gasolina pode se deparar, na hora de pagar a conta, com criativos painéis dispostos sobre o caixa.
Não se tratade arte. São maços de cigarros enfileirados ou dispostos como mosaicos. Essas "intervenções" são a saída encontrada pelas indústrias de fumo para dar destaque a seus produtos.
A nova estratégia é uma resposta da indústria à lei federal de dezembro de 2011, que instituiu os ambientes livres de fumo e vetou a propaganda nos pontos de venda.
Desde que a lei entrou em vigor, só é permitida a"exposição" dos produtos de fumo nestes locais.
O movimento tem se intensificado nos últimos meses, como apontado por técnicos do governo federal e entidades do campo da saúde.
Os técnicos alertam para o risco de os painéis --que cumprem a lei ao pé da letra ao expor os maços-- virarem apenas outra forma de propaganda nas ruas.
"A gente cai no engano da nova lei, que seria um grande avanço por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alcoolismo
  • Alcoolismo
  • O alcoolismo
  • Alcoolismo
  • Alcoolismo
  • Alcoolismo
  • Alcoolismo
  • alcoolismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!