Alcoolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rev. Saúde Pública 2005; 39(4): 585-92

Álcool e alcoolismo entre adolescentes da rede estadual de ensino de Cuiabá, Mato Grosso.



Resumo

O uso indevido de bebidas alcoólicas éconsiderado um grave problema de saúde pública. Além da sua prevalência na população adulta, esse comportamento está presente igualmente entre adolescentes, repercutindo na sua saúde física e mental.O consumo de álcool pode ser advindo do estilo de vida atual, dos elevados níveis de estresse, de ansiedade, de baixa auto-estima, sentimentos depressivos, susceptibilidade à pressão dos pares eproblemas relacionados à escola.


Diversos campos do saber científico adotam diferentes definições dos termos “uso”, “abuso” e “dependência de álcool”. A Classificação Internacional de Doenças(CID-10) define “uso” como qualquer consumo, independente da freqüência; “abuso”, um consumo associado a conseqüências adversas recorrentes, porém não caracterizando “dependência”. Esta últimamanifesta-se quando o uso de uma substância passa a caracterizar um estado disfuncional.


A ingestão excessiva de álcool configura uma questão problemática. No Brasil, estudos têm mostrado que ataxa de prevalência de alcoolismo varia entre 3,0% e 6,0% na população geral. É considerado o terceiro motivo para o absenteísmo no trabalho, com elevadas taxas de aposentadorias precoces, acidentes detrabalho e de trânsito, responsável por proporção considerável de ocupação leitos hospitalares.


Em se tratando do adolescente trabalhador, os estudos têm identificado como chance para oconsumo de álcool, além do gênero masculino, a idade, relações com a família, religião, as horas de trabalho do adolescente. Aqueles que trabalham meio ou período integral apresentam as taxas mais altasde uso de álcool em relação aos não-trabalhadores. Entretanto, as investigações sobre uso de álcool com estudantes adolescentes trabalhadores e não-trabalhadores são limitadas, no contexto nacional....
tracking img