Alcoolismo no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SAÚDE DO TRABALHADOR

DEFINIÇÃO DA DOENÇA
O alcoolismo refere-se a um modo crônico e continuado de usar bebidas alcoólicas, caracterizado pelo descontrole ou por um padrão de consumo de álcool, apesar das consequências adversas desse comportamento para a vida e a saúde do usuário. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a síndrome de dependência do álcool é um dos problemas relacionadosao trabalho. A Sociedade Americana das Dependências em 1990 considerou o alcoolismo como uma doença crônica primária que tem seu desenvolvimento e manifestações influenciadas por fatores genéticos, psicossociais e ambientais, frequentemente progressiva e fatal. O bebedor alcoólico tende a não reconhecer que faz uso abusivo do álcool.
O álcool é uma droga legalizada e seu consumo não só éaceito pela sociedade como incentivado por intensa propaganda. Entretanto, é importante salientar que o uso pesado de bebidas alcoólicas é o caminho mais curto para o alcoolismo. Calcula-se que 10 a 12% da população mundial são dependentes de álcool, o que caracteriza o uso abusivo de bebidas alcoólicas como um grave problema de saúde pública em todo o mundo.
No Brasil, o álcool éresponsável por mais de 90% das internações por dependência química, e está associado a mais da metade dos acidentes de trânsito, principal causa de morte na faixa etária de 16 a 20 anos.

FATORES DE RISCO DE NATUREZA OCUPACIONAL
O trabalho é considerado um dos fatores psicossociais de risco para o alcoolismo crônico. O consumo coletivo de bebidas alcoólicas associadas a situações de trabalhopode ser decorrente de prática defensiva, como meio de garantir inclusão no grupo. Também pode ser uma forma de viabilizar o próprio trabalho, em decorrência dos efeitos farmacológicos próprios do álcool.
Uma freqüência maior de casos (individuais) de alcoolismo tem sido observada em determinadas ocupações, especialmente aquelas que se caracterizam por ser socialmente desprestigiadas,atividades em que a tensão é constante e elevada, como nas situações de trabalho perigoso (transportes coletivos, estabelecimentos bancários, construção civil), de trabalho monótono, que gera tédio, situações de trabalho que envolvem afastamento prolongado do lar (viagens freqüentes, plataformas marítimas, zonas de mineração), dentre outras situações.
As relações do alcoolismo crônico com otrabalho poderão ser classificadas por meio da CID-10, como: "fatores que influenciam o estado de saúde: (...) riscos potenciais à saúde relacionados com circunstâncias socioeconômicas e psicossociais" ou "fatores suplementares relacionados com as causas de morbidade e de mortalidade classificados em outra parte":
● Problemas relacionados ao emprego e ao desemprego: condições difíceis de trabalho;
●Circunstância relativa às condições de trabalho.
O alcoolismo, se comparado a outros problemas de saúde, é responsável por gerar três vezes mais licenças médicas, aumentar em cinco vezes as chances de acidentes de trabalho, em oito vezes a utilização de diárias hospitalares e levar as famílias a recorrerem três vezes mais às assistências médica e social (MORAES et. al., 2006).
Comopodemos ver, essa problemática vem tomando grandes proporções; partiu dos consultórios médicos e alcançou os empresários e administradores de empresas. Grandes, pequenas e médias empresas estão direta ou indiretamente sendo prejudicadas com o aumento do consumo de bebidas alcoólicas.
No âmbito do trabalho, as organizações vêm despertando seus interesses para o desenvolvimento de estratégias eimplantação de programas preventivos ao uso indevido do álcool. O que motiva essas ações são as consequências negativas trazidas à saúde do trabalhador e à sua produção.
O trabalho é um local privilegiado para a elaboração e execução de programas de prevenção e recuperação de problemas relacionados ao álcool. A empresa deve elaborar uma política “sob medida”, respeitando as individualidades e...
tracking img