Alcanos, alcenos e alcinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 PRÁTICA DE ORGÂNICA:
1.1 Alcanos:
Pulverizamos em um gral 3 pontas de espátula de etanoato de sódio anidro e 2 pontas de espátula de cal sodada ( NaOH + CaO ), mais ou menos partes iguais ou em um pouco mais de CaO. Misturamos bem, para utilizarmos nas etapas a, b e c.
Ilustração:

a) Colocamos 1/3 da mistura pulverizada em um tubo de ensaio provido de rolha, atravessada por um tubo devidro, dobrado em “L”. Aquecemos, onde evitamos excesso de aquecimento para não quebrar o tubo de ensaio. Esperamos para que houvesse desprendimento de gás e aproximamos um palito de fósforo aceso na ponta do tubo.

Ilustração:

b) Colocamos a outra terça parte da mistura pulverizada em tubo de ensaio provido de rolha com tubo de desprendimento de gás em forma de “U”. Aquecemos em tubo de ensaiopequeno contendo a 1 mL de solução diluída, a 1%, de permanganato de potássio, previamente alcalinizada com uma pontinha de espátula de carbonato de sódio. Cuidamos para que não houvesse refluxo, isto é, não deve passar líquido do tubo de ensaio frio para quente.
Observamos que a coloração inicial do permanganato de potássio era de roxo e no final foi de um precipitado marrom. Isso ocorreu porqueao entrar em contato com o gás metano, o manganês sofreu redução do ânion MnO4 (estado de oxidação +7) para MnO2 (estado de oxidação +4).
Ilustração:
 

c) Com a última terça parte, repetimos o procedimento “b”, substituindo a solução de permanganato por 1 mL de água de bromo.
Analisamos a água de bromo, de coloração amarela, ao ser adicionado ao tubo onde se encontrava o gás Metano, sofrereação, dando origem a uma substância incolor.
Também, ocorreu a reação chamada halogenação, no qual a molécula do metano adquiriu átomos de bromo.
Ilustração:
 

1.2 Alcinos:
a) Na capela, colocamos em uma cápsula de porcelana uma ponta de espátula de carbeto de cálcio. Acrescentamos um pouco de água destilada e aproximamos um palito de fósforo aceso.
Observamos que com o contato da água,o carbeto de cálcio gerou uma efervescência formando muitas bolhas de ar. Essas bolhas de ar são o gás acetileno que está sendo liberado, e quando entrou em contato com a chama gerou a combustão liberando uma fuligem.
Ilustração:

b) Em um tubo de ensaio, com tubo de desprendimento de gás em forma de “U”, colocamos uma ponta de espátula de carbeto de cálcio e um pouco de água destilada.Borbulhamos o gás em tubo de ensaio pequeno contendo 1 mL água de bromo. Após isso, colocamos a água destilada onde conectamos rapidamente o tubo em U para não perder o gás que se produziu.
Observamos imediatamente a mudança de cor da água de bromo de amarela para incolor.
Porque a coloração da água de bromo é causada pela presença de molécula diatômica do bromo, quando se borbulha o gás acetilenodentro do tubo de ensaio, o etino reage com o bromo molecular para tornar inicialmente 1,1,2,2-tetrabromo-etino.
Com estas reações ocorrendo com excesso do etino, o bromo molecular vai desaparecer e com ele a coloração da solução.
Ilustração:
 

c) Repetimos o procedimento “b”, substituindo o tubo com água de bromo por um tubo com 1 mL de solução diluída, a 1%, de permanganato de potássioalcalinizada com carbonato de sódio.
Observamos a uma mudança lenta de coloração roxa para marrom, pois houve redução do ânion MnO4 para MnO2.

Ilustração:

1.3 Questões:
1. Equacionar a reação de obtenção do metano.
CH3COONa + NaOH  Na2CO3 + H3C-H
2. Equacionar a reação de combustão do metano. A combustão pode ser considerada completa?
Existem três etapas da combustão metano:
- Combustãocompleta, com formação de dióxido de carbono:
CH4 + 2 O2 → CO2 + 2 H2O
- Combustão incompleta, com formação de monóxido de carbono:
CH4 + 3/2 O2 → CO + 2 H2O
- Combustão incompleta, com formação de carbono (fuligem):
CH4 + O2 → C + 2 H2O
Nessa prática não, pois não sabemos se ela liberou CO2 ou CO.
3. Qual a função do óxido de cálcio utilizado na cal sodada?
Aumentar o ponto de fusão da...
tracking img