Matematica financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL SAPOPEMBA

MATEMÁTICA FINANCEIRA
NO DIA A DIA DE UMA PESSOA FÍSICA

São Paulo
2012

BRUNA COSTA DE OLIVEIRA
FELIPE VAZ DE SOUZA
JORDI ANDRADE SILVA
JULIO CESAR REIS
LEONARDO RODRIGUES DOS SANTOS
LUCAS APARECIDO
MARCELO APARECIDO
TAMIRES LAIANE
WESLLEY DE ALMEIDA PEREIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA
NO DIA A DIA DE UMA PESSOA FÍSICA

Trabalho de conclusão de cursoapresentado a Escola Estadual Sapopemba como requisito parcial de todas disciplinas presentes na grade curricular do 3°ano do ensino médio.

Trabalho de conclusão de curso apresentado a Escola Estadual Sapopemba como requisito parcial de todas disciplinas presentes na grade curricular do 3°ano do ensino médio.

Orientador: Prof: Nivaldo Alves Santos

São Paulo
2012
DEFINIÇÃO DE OBJETIVO DAPESQUISA

Mostrar como podemos facilitar a vida das pessoas para que possam fazer o seu orçamento familiar e não se prejudicar no final do mês. E mostrar as diversas opções e métodos de se fazer uma redução nos gastos mais comuns no nosso dia-a-dia. Sejam elas em despesas, contas mensais como água, luz e telefone, ou até faturas de cartões de crédito. Para isso, vamos mostrar diversas formas dereduzir o orçamento doméstico com regras simples da matemática que podem ser facilmente interpretadas por qualquer pessoa que administra uma residência.

DEFINIÇÃO DE JUSTIFICATIVA

Atualmente já esta comprovada através de instituições de pesquisa e estatísticas, que um dos maiores problemas dos brasileiros em relações a dividas e o mau gasto de seu dinheiro, esta na ausência de umaadministração mais cuidadosa e controlada de sua renda e gastos.
O PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência) já publicou dados alarmantes com razoes a esse problema, como por exemplo, o aumento de 2,6 pontos percentuais no endividamento do paulistano. E o FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) mostra que 53,5% das famílias do município de São Paulopossuíam, no mês passado, algum tipo de dívida, contra 50,9% .
Para entendermos um pouco melhor a causa de tal problema presente na vida de tantas famílias, e como ajuda-los a controlar e ter um bom planejamento de sua renda estamos elaborando este trabalho com algumas sugestões de administração domiciliar que possa ajudar a resolver isso de uma forma bastante simples.

INTRODUÇÃO

Muitaspessoas enfrentam problemas para cuidar de seu próprio dinheiro, acabam entrando em dividas prolongadas, outros não conseguem juntar dinheiro para comprar algo fora de seu alcance financeiro, como trocar de carro ou contas de celulares que acabam se tornando um grande problema no futuro. As pessoas compram cada vez, mas sem notar que seu dinheiro esta indo muito fácil isto é resultado da falta deplanejamento no mês ou relação de quanto ela gasta pelo quanto ela ganha, para saber o que podemos comprar, quais são os custos que temos no mês como contas de água, luz, telefone, despesas e quanto vai sobrar no final do mês.
Os recursos cartão de crédito, cheque entre outros, que tem a ideia de facilitar o consumo de uma pessoa, também acabam se tornando um grande problema se não tomar cuidado com oconsumo alto, a melhor solução para isso é aprender administrar o próprio dinheiro.
Administrar o dinheiro nada mais é do que fazer um orçamento financeiro, controlar entrada e saída de dinheiro, manter um bom padrão de gastos evitando gastar dinheiro com coisas desnecessárias.
Evitar as divida pagamentos a prestações para que não ocorra uma taxa de juros altos. Enxergando o que compensaajuntar e comprar a vista, como uma análise de pagamento antes de comprar, vendo qual é o mais adequado e compensável a pessoa que esta comprando. Sempre eliminar as contas assim quando chegar para evitar dor de cabeça depois de um tempo.
Muitas pessoas não conseguem realizar planos futuros por falta de capital acumulado, a melhor forma de se fazer antes dos planos é criar uma poupança, guardar um...
tracking img