Alcanos (ou Parafinas)
Alcanos são os hidrocarbonetos alifáticos (cadeia aberta) saturados, isto é, apenas com ligações covalentes simples(C─C) entre seus átomos de carbono.
Fórmula geral:
CnH2n+2onde n é o número de átomos de carbono na molécula.
Com efeito, cada carbono está ligado a dois átomos de hidrogênio, com exceção dos dois carbonos das extremidades da cadeia, ligados a três átomosde hidrogênio.
Exemplo: Butano (C4H10)
H3C─CH2─CH2─CH3
butano
Portanto, o número de átomos de hidrogênio é o dobro do número de átomos de carbono, somando dois.
Os alcanos estão entre oscompostos orgânicos menos reativos frente aos reagentes comuns de laboratório; de fato seu outro nome, “parafinas”, deriva de expressão latina que significa que eles têm pouca afinidade por outros reagentes.Não se deixe enganar pelo significado disto. Lembre-se que boa parte dos combustíveis (gás de fogão, gasolina, óleo diesel, querosene, etc.) é constituída por alcanos: a grande quantidade de energiaobtida é gerada na reação dos alcanos com o oxigênio do ar.
O metano, por exemplo, pode formar misturas com o ar que são perigosamente explosivas: essas misturas são responsáveis por grande númerode acidentes em minas de carvão.
Alcenos (ou Alquenos, ou Olefinas)
Alcenos são os hidrocarbonetos alifáticos insaturados, isto é, que apresentam uma ligação covalente dupla (C═C) entre seus átomosde carbono.
Fórmula geral:
CnH2n
O número de átomos de hidrogênio é o dobro do número de átomos de carbono. Em relação aos alcanos, a formação da dupla ligação “retira” dois átomos de hidrogênio.Exemplo: 1-buteno (C4H8)
H2C═CH─CH2─CH3
1-buteno
Os alcenos diferem dos alcanos pela presença de uma insaturação, uma ligação π (pi), que confere considerável reatividade aos alcenos frente a muitosreagentes comuns de laboratório.
O eteno, ou etileno, constitui o mais simples dos alcenos e se apresenta como um gás incolor e insolúvel na água. Esse gás tem a propriedade de formar líquidos... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). Alcano, alceno, alcino. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Alcano-Alceno-Alcino/348872.html

MLA

"Alcano, alceno, alcino" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Alcano-Alceno-Alcino/348872.html>.

MLA 7

"Alcano, alceno, alcino." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Alcano-Alceno-Alcino/348872.html>.

CHICAGO

"Alcano, alceno, alcino." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Alcano-Alceno-Alcino/348872.html.