Albert einstein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ALBERT EINSTEIN

1) O que foi o ano miraculoso de Einstein? Porque recebeu esse nome?

Resposta: Foi no ano de 1905.

Recebeu este nome devido às contribuições importantes em várias outras áreas da física.

O primeiro artigo científico de Einstein, foi publicado em 1901, na Annalen der Physik, sobre as "conseqüências do efeito da capilaridade", um problema de termodinâmica.Continua nessa linha de trabalho até 1905, publicando dois artigos em 1902, um em 1903 e outro em 1904, todos na Annalen der Physik.

Depois vêm os magníficos trabalhos de 1905, para muitos, o ano miraculoso da sua vida científica.

2) Porque Einstein pode ser considerado um cidadão do mundo?

Resposta: Além de se ocupar com suas fantásticas contribuições científicas, Einstein também sepreocupava com o social. Nunca se envolveu em disputas sobre a originalidade de suas idéias ou se aproveitou da glória de seu sucesso.

Após ter sido confirmada a teoria da relatividade em 1919. Einstein se transformou, quase da noite para o dia, num homem famoso em todo mundo. Para sua enorme surpresa, ele se tornou um homem público, um símbolo de gênio, o mais famoso cientista do mundo, talvez deHistória.

3) O que significa dizer q a luz tem "dupla personalidade"?

Resposta: Para explicar certos fenômenos que atormentavam os físicos da época - como o Efeito Fotoelétrico, por exemplo - Einstein propôs que a luz é feita de entidades discretas (isto é, separadas e distintas entre si), com uma energia proporcional à freqüência da onda luminosa: são os fótons.

Como sabemos da ótica, aluz é uma onda. Os fótons são bichinhos ambivalentes. Apresentam características típicas de ondas (freqüência, amplitude, fase, polarização) como também de partículas (momento, localização espacial). Os físicos chamam isso de "dualidade onda-partícula" e garantem baseados na experiência, que essa dupla personalidade faz parte da natureza da luz.

4) Qual foi à importância DA explicação doefeito fotoelétrico?

O efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons por um material, geralmente metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética (como a luz) de frequência suficientemente alta, que depende do material. Ele pode ser observado quando a luz incide numa placa de metal, literalmente arrancando da placa elétrons.
O efeito fotoelétrico implica que, normalmente sobre metais, sefaça incidir um feixe de radiação com energia superior à energia de remoção dos elétrons do metal, provocando a sua saída das órbitas: sem energia cinética (se a energia da radiação for igual à energia de remoção) ou com energia cinética, se a energia da radiação exceder a energia de remoção do elétrons.

5) O que significa o fato de a velocidade da luz ser sempre constante?

Resposta:Einstein, na sua Teoria da Relatividade Restrita, estendeu o princípio da relatividade à teoria electromagnética, propondo que a velocidade da luz é constante; a sua velocidade é sempre a mesma para qualquer observador em movimento ou não! A Teoria da Relatividade Restrita é baseada em dois postulados:
1. Todas as leis da mecânica e electrodinâmica são as mesmas em qualquer referencial inercial. Numquarto sem janelas não podemos saber se nos estamos a mover com velocidade constante sem olhar lá para fora. Todas as experiências que possamos fazer darão o mesmo resultado nos dois casos, mesmo que envolvam a luz.
2. A velocidade da luz é independente da velocidade da fonte. A velocidade de uma fonte de luz não se adiciona à da luz. Einstein foi capaz de mostrar que esta assumpção éperfeitamente consistente desde que estejamos preparados para desistir da natureza absoluta do espaço e do tempo. Antes de Einstein assumia-se que dois relógios idênticos de dois observadores quaisquer podiam ser sincronizados de modo a estarem sempre de acordo. Mas, de facto, segundo a teoria da relatividade, o tempo é relativo.
Quando um observador a mover-se a 50 km/h faz medições para estimar a...
tracking img