Al gore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
An Inconvenient Truth (Uma Verdade Inconveniente em Português), é um documentário de 2006 dirigido por Davis Guggenheim e estrelado pelo ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore.

Animação Socioeducativa

Ciência, Tecnologia, Saúde e Ambiente

Trabalho realizado por:
Luís Miguel de Jesus Mesquita Martins
Aluno nº 2011773
Introdução

Nestes últimos anos, temos assistido com bastantefrequência às notícias que os meios de comunicação social anunciam que, numa determinada parte do mundo ocorreu um sismo, uma cheia, um furacão, uma seca, etc. Que foi responsável por grandes perdas materiais e de vidas humanas, ou até mesmo uma floresta que foi incendiada e um petroleiro derramado, catástrofes muitas vezes causadas pela ação humana.
Estas interferências são consecutivas na natureza, vãodestruindo o nosso planeta e as respostas da natureza às ações humanas são evidentes.
An Inconvenient Truth (Uma Verdade Inconveniente em Português), é um documentário de 2006 sobre mudanças climáticas, mais especificamente sobre o aquecimento global, dirigido por Davis Guggenheim e estrelado pelo ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore.

O documentário é essencialmente uma versão em película doslide-show que Gore vem exibindo desde 1978 sobre a sistemática destruição do meio ambiente, devido ao dióxido de carbono preso na atmosfera terrestre.
A comunidade científica concorda que o planeta está a aquecer e os responsáveis somos nós. Os efeitos têm sido e serão ainda mais catastróficos.
Na sua palestra, Gore apresenta dados e factos que as calotas polares estão a derreter, e portanto,o nível dos oceanos está a subir, fazendo com que o clima apresente mudanças drásticas de comportamento. Isto tudo resulta num aumento de furacões, enchentes, seca, praga de insetos e epidemias, etc.
Na minha opinião é um filme chocante que nos relembra o grande problema do aquecimento global.
Al Gore deixa sérios avisos à comunidade internacional para que se tomem medidas imediatas, para quepossamos ter um planeta habitável nas próximas décadas.
Para prevenir a entrada do nosso planeta numa dinâmica catastrófica em que o degelo dos glaciares, as alterações climáticas, as grandes secas e inundações, vagas de calor mortais e até a propagação de epidemias são algumas das consequências, Al Gore defende que é necessário que se tomem iniciativas como a separação do lixo, a utilização dostransportes públicos, plantação de árvores, redução do consumo de água, entre outros. Mas sobretudo, o ex-candidato faz questão de lembrar várias vezes, que é necessário que a classe política reveja as suas opções.
Algumas pessoas dizem que no filme é bem visível uma espécie de propaganda anti Bush. Assim, é possível haver uma certa desconfiança em relação às “boas intenções” deste filme, o quenos permite ver o título de outra forma: “conveniente verdade”.
Até pode ser que haja um certo interesse político no meio disto tudo, mas para mim, o mais importante a reter deste documentário é o apelo urgente que o Planeta nos faz.
Penso que, o filme de Al Gore não surge como mais um objeto de propaganda política ou mesmo, uma simples divulgação científica. Este é acima de tudo bastanteacessível e, ao contrário de muitos outros do género, não pretende demonstrar algo de novo à sociedade.
O aquecimento global é do conhecimento da grande maioria da população, assim como, as suas consequências, pelo que seria desnecessário realizar mais um filme apenas para o realçar. Deste modo, Al Gore opta por um conceito arrojado, jogando fortemente com os sentimentos do espectador, pondo em causa aperda de tudo o que lhe é mais querido, à medida que vai contando um pouco da sua história. Ao longo do tempo é impossível não se sentir um determinado espírito de compaixão relativamente a Al Gore, devido a todos os acontecimentos que marcaram a sua vida, pelo que, é impossível alguém ficar indiferente depois do visionamento do filme.
Eu não fiquei indiferente e espero seriamente vir a...
tracking img