Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Aula

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
a) Identificar posturas preconceituosas em colegas de sala ou em pessoas da sociedade de uma maneirageral.
b) Respeitar colegas e professores/as que pertencem a diferentes classes sociais, etnias, raças, religiões, dentre outros.
c) Conhecer alguns elementos da cultura negra evalorizá-la.
 Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Recursos da aula
 Atividade 1: (1º aula de 50 minutos)
1º Momento: Convide os alunos para ouvirem uma históriachamada: Romeu e Julieta (de autoria de Ruth Rocha )

2º Momento: Após contar a história perguntar aos alunos: O que vocês acharam da história? O que Romeu fez? Por que vocêsacham que Romeu descumpriu a regra de que cada borboleta deveria ficar no seu canteiro? Vocês concordam com essa regra? Para vocês, as borboletas deveriam continuar vivendo separadaspor cor? O que aconteceu quando Romeu descumpriu a regra? Vocês já viram pessoas separadas por cor? Onde? É possível que as pessoas vivam separadas pela cor? Que outrascaracterísticas além da cor podem separar as pessoas? Por que isto acontece?
Avaliação
Procure observar a participação e o envolvimento dos alunos na atividade proposta. Esteja atento apossíveis manifestações de preconceito ou discriminação frente a colegas durante as falas dos alunos, no uso do vocabulário, na forma como se dirigem aos outros e aponte essaatitude a eles para que reflitam sobre como muitas vezes a postura discriminatória está enraizada na mente das pessoas sem que se dêem conta disso. Veja se foi possível sensibilizar osalunos para a importância do exercício do respeito e valorização das diferenças, por meio das reflexões realizadas e da expressão de suas idéias nos momentos de discussão.
tracking img