Aknc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
19 Projeção com rotação
C

A UU AL A A L

19

ertas peças que têm superfícies oblíquas em relação aos planos de projeção, por convenção são representadas por meio convenção, de outro tipo especial de projeção ortográfica: a projeção com rotação rotação. A rotação de partes oblíquas possibilita evitar a distorção e o encurtamento que resultariam de uma projeção ortográfica normal. Nem todasas peças que têm partes oblíquas podem ser representadas em projeção com rotação. Apenas as peças com partes oblíquas associadas a um eixo de rotação, podem ser representadas com rotação de parte da peça. Veja alguns exemplos de peças que precisam desse tipo de representação.

Introdução

Peças como essas devem ser representadas com rotação Por isso, nesta aula, rotação. você vai aprendercomo se imagina e como se representa a projeção com rotação de partes e elementos de peças em vistas ortográficas sem e com corte. peças,

Nossa aula

A U L A

Rotação de parte oblíqua
Rotação é um movimento giratório, um giro em torno de um eixo. A seguir, começaremos nosso estudo exercitando esse tipo de representação. A peça em perspectiva abaixo, um tipo de braço de comando, apresenta umaparte oblíqua.

19

Observe, na próxima ilustração, a projeção ortográfica dessa peça em dois planos de projeção.

Agora, analise a projeção ortográfica nos planos rebatidos.

Observe que o segmento AB, que determina a distância entre dois furos da peça, é maior na vista frontal do que na vista superior. Isso ocorre porque, na vista frontal, a parte oblíqua aparece representada emverdadeira grandeza.

Na vista superior a parte oblíqua aparece encurtada. O mesmo ocorre com o segmento CD (diâmetro da parte cilíndrica), que na vista frontal é representado em verdadeira grandeza e na vista superior aparece menor que na vista frontal. Para que os segmentos AB e CD sejam representados em verdadeira grandeza, também na vista superior, é necessário imaginar a rotação da parte oblíqua.Observe a ilustração a seguir, que mostra a rotação da parte oblíqua.

A U L A

19

A rotação é imaginada de modo que a parte oblíqua fique sobre o eixo principal da peça e paralela ao plano de projeção, que neste exemplo é o horizontal. Agora veja o que acontece quando a parte oblíqua em rotação é representada na vista superior.

Compare o tamanho dos segmentos: AB e CD da parte oblíquana vista frontal e na vista superior. Após a rotação, a parte oblíqua passou a ser representada em verdadeira grandeza, na vista superior. Note a linha de centro que atravessa a parte oblíqua, na vista frontal. É a existência dessa linha de centro que facilita a rotação da parte oblíqua.

A U L A

19

No desenho técnico, a vista onde a rotação é imaginada, é representada normalmente. Naoutra vista, representada com rotação, a parte oblíqua aparece em verdadeira grandeza. Observe novamente a perspectiva da peça e, ao lado, as vistas ortográficas correspondentes.

Faça o exercício a seguir.

Verificando o entendimento
Compare as duas peças representadas.

Fig. A

Fig. B

Qual das duas peças, a da figura A ou da figura B, deve ser representada em projeção com rotação?R:...........

A resposta correta é a da figura B. Embora a peça da figura A tenha uma face oblíqua, esta face não está associada a um eixo de rotação. Para representar a peça A é mais indicado recorrer a uma vista auxiliar. A peça da figura B, ao contrário, tem uma parte oblíqua que pode sofrer um giro até ficar paralela ao plano de projeção horizontal. Veja a representação da figura B em projeçãoortográfica.

Neste desenho duas vistas estão representadas: a vista frontal e a vista superior. A vista onde se imaginou a rotação da parte oblíqua é a vista frontal. A vista onde a parte oblíqua aparece representada com rotação é a vista superior. Tanto na vista frontal como na vista superior a parte oblíqua aparece representada em verdadeira grandeza. Rotação de elementos oblíquos Ao...
tracking img