Ajinomoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AJINOMOTO

A história

A AJINOMOTO nasceu no Japão, em 1908, com a descoberta do Glutamato Monossódico pelo professor e pesquisador da Universidade de Tóquio, Dr. Kikunae Ikeda. Depois de vários experimentos com algas marinhas, o cientista conseguiu isolar um aminoácido chamado ácido glutâmico, que processado, deu origem ao Glutamato Monossódico. Este produto recebeu o nome comercial deAJI-NO-MOTO e passou a seu fabricado e utilizado para realçar o sabor dos alimentos. AJI-NO-MOTO que significa “essência do sabor”.
No Brasil, o AJI-NO-MOTO chegou em 1949 exportado pelo Japão. Nesta época, o produto era utilizado somente pelos consumidores e estabelecimentos de origem oriental; e foi a demanda deste público que gerou a necessidade de se estabelecer uma unidade de importação ecomercialização no Brasil. Em 1956, era inaugurada a AJINOMOTO no Brasil.
As vendas do AJI-NO-MOTO para pequenos comerciantes e restaurantes orientais obtiveram sucesso, e em 1961 foram contratados os primeiros 10 representantes de vendas do produto no Brasil, responsáveis por atenderem todos os Estados da Região Sul e parte do Sudeste, onde se encontravam as principais indústrias alimentícias.Fábricas no Brasil:

A demanda cresceu, e em 1977, foi inaugurada a primeira fabrica AJINOMOTO no país na cidade de Limeira/SP.
Hoje, a empresa conta com cindo fábricas em quatro Unidades Industrias, localizadas no interior do Estado de São Paulo, responsáveis pela fabricação de produtos voltados para o varejo e para as indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética e de nutrição animal.

A maisantiga e maior planta da AJINOMOTO no Brasil foi inaugurada em 1977, em Limeira, interior de São Paulo. Além do Glutamato Monossódico, a fábrica produz toda a linha voltada para o Varejo, como por exemplo, o Tempero SAZÓN e a linha de MID Refresco.
É também em Limeira que está localizado o Centro de Planejamento de Desenvolvimento da empresa, destinado a promover a ampliação da produção e criaçãode novas linhas e produtos. A planta é uma das maiores do Grupo AJINOMOTO mundial.
Em 1985, foi totalmente adquirida a fábrica de Laranjal Paulista/SP, com capacidade de produção de seis mil toneladas ao ano do Glutamato Monossódico, ou pouco mais de 20 toneladas ao dia. Exemplo de crescimento da produção, a fábrica de Laranjal Paulista hoje produz cerca de 55 mil toneladas do aminoácido por dia.Com a Inauguração da Fábrica de Valparaíso/SP, em 1997, a AJINOMOTO ingressou oficialmente na produção de aminoácidos para nutrição animal. Na unidade são produzidas a Lisina e a Treonina, aminoácidos utilizados na composição de nutrição animal, principalmente para aves e suínos.
Com a nova unidade fabril, na cidade de Perdeneiras/SP, a AJINOMOTO reafirma seu compromisso de seguir crescendo nopaís. A quinta fábrica da empresa no Brasil recebeu investimentos de US$ 86 milhões e produz cerca de 60 mil toneladas do aminoácido Lisina por mês. A cidade, no interior de São Paulo, foi escolhida pela AJINOMOTO porque a região é rica em cana-de-açúcar – principal matéria-prima utilizada na fabricação da Lisina – e por oferecer acesso a uma alternativa importante de logística, o transporteintermodal, que reúne num só ponto os transportes por hidrovia, ferrovia e rodovia.

Visão da Empresa:

• Um continuo empenho em oferecer produtos e serviços com qualidade que satisfaçam os nossos clientes e consumidores.

• Harmonizar nossas atividades para racionalizar o uso dos recursos naturais e prevenir a poluição, com ênfase no controle de efluentes e resíduos sólidos.

•Preservar a saúde, a segurança com a conscientização de nossos colaboradores, adotando o controle dos riscos em duas atividades.

• Respeitar nossos colaboradores cumprindo os princípios da responsabilidade social.

• Exercer atividades atendendo a legislação e demais requisitos aplicáveis.

• Desenvolver ambiente favorável e disponibilizar recursos necessários para assegurar a...
tracking img