Ajax

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ajax (Programação)

AJAX (acrônimo em língua inglesa de Asynchronous Javascript And XML) é o uso metodológico de tecnologias como Javascript e XML, providas por navegadores, para tornar páginas Web mais interativas com o usuário, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações. Foi inicialmente desenvolvida pelo estudioso Jessé James Garret e mais tarde por diversas associações.Descrição

AJAX não é somente um novo modelo, é também uma iniciativa na construção de aplicações Web mais dinâmicas e criativas. AJAX não é uma tecnologia, mas um conjunto de tecnologias conhecidas trabalhando juntas, cada uma fazendo sua parte, oferecendo novas funcionalidades. AJAX incorpora em seu modelo:
• Apresentação baseada em padrões, usando XHTML e CSS;
• Exposição einteração dinâmica usando o DOM;
• Intercâmbio e manipulação de dados usando XML e XSLT;
• Recuperação assíncrona de dados usando o objeto XMLHttpRequest e XMLHttpResponse;
• JavaScript fazendo a junção entre os elementos.
O modelo clássico de aplicação web trabalha assim: a maioria das ações do usuário na interface dispara uma solicitação HTTP para o servidor web. O servidorprocessa algo, recuperando dados, realizando cálculos, conversando com vários sistemas legados, e então retorna uma página HTML para o cliente. É um modelo adaptado do uso original da Web como um agente de hipertexto, porém o que faz a web boa para hipertexto não necessariamente faz ela boa para aplicações de software.
Esta aproximação possui muito dos sentidos técnicos, mas não faz tudo que umusuário experiente poderia fazer. Enquanto o servidor está fazendo seu trabalho, o que o usuário estará fazendo? O que é certo, esperando. E a cada etapa em uma tarefa, o usuário aguarda mais uma vez.
Obviamente, se nós estivéssemos projetando a Web a partir do zero para aplicações, não faríamos com que os usuários esperassem em vão. Uma vez que a interface está carregada, por que a interação dousuário deveria parar a cada vez que a aplicação precisasse de algo do servidor? Na realidade, por que o usuário deveria ver a aplicação ir ao servidor toda vez?
A maior vantagem das aplicações AJAX é que elas rodam no próprio navegador web.
O desenvolvimento do AJAX foi muito importante para o desenvolvimento da Web 2.0 a partir de 2005, levando à Internet funções inesperadas, quepassariam por ficção há pouco tempo atrás.

Os quatro princípios de Ajax

O modelo clássico de aplicação baseado em páginas está relacionado com muitas das estruturas que nós usamos, e também em nossas maneiras de pensar. Vamos fazer uma análise de alguns minutos para descobrir o que são estas suposições essenciais e como necessitamos repensar estas idéias para entendermos Ajaxsuficientemente.

O navegador hospeda uma aplicação, e não conteúdo

Numa aplicação web clássica baseada em páginas, o navegador é efectivamente um terminal burro. Ele não sabe nada sobre o que o utilizador está realmente realizando em suas ações conseqüentes. Todas essas informações são retidas no servidor web, tipicamente na sessão do utilizador. Sessões de utilizador no lado servidor são comunsatualmente. Se a aplicação foi escrita em PHP, Plataforma Java, .NET, Ruby on Rails ou outra linguagem utilizada no desenvolvimento de aplicações para Web, a sessão no lado servidor faz parte da API padrão, assim como o controle de solicitações, respostas, e tipos de conteúdo (MIME).
Quando o utilizador entra ou de outra maneira inicia uma sessão, vários objetos são criados no servidor,representando, por exemplo, a cesta de compras e as credenciais de cliente do utilizador. Ao mesmo tempo, a página inicial é servida ao navegador, em um fluxo de marcações HTML que mistura um anúncio de apresentação padrão e dados específicos do utilizador juntos com o conteúdo, como por exemplo, uma lista de itens exibidos recentemente.
Toda vez que o utilizador interage com o sítio, um outro...
tracking img