Ajax

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS BARREIRO

Karine Paiva Pacheco Leles

RELATÓRIO MENSAL 1 AJAX

Belo Horizonte – MG 2012

Karine Paiva Pacheco Leles

Relatório mensal apresentado à disciplina de Estágio curricular do 6º semestre do curso de Sistemas de Informação orientado pelo professor, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Belo Horizonte – MG 2012 AJAX
O termo AJAX é a abreviação de Asynchronous JavaScript And XML. Não é uma tecnologia, e sim uma metodologia, que utiliza vários recursos e tecnologias como Javascript, DOM e XML. O conceito basicamente do AJAX é fazer um site de forma que o usuário tenha uma experiência assíncrona, ou seja, faça várias coisas ao mesmo tempo, navegue em vários conteúdos ao mesmo tempo, sem ter que esperarenquanto o site processa as informações para executar outra ação. A cada novo conteúdo pedido pelo usuário nem sempre será preciso carregar outra página ou a mesma página outra vez. O seu objetivo é evitar que a cada solicitação do servidor à página precise ser completamente carregada. Para isso, é usado o objeto XMLHttpRequest por meio do Javascript para intermediar todas as solicitações aoservidor. Assim sendo, podemos fazer interações com processos de servidor, sem que seja necessário por exemplo recarregar a pagina do usuário, ou mesmo se quer visualize tal iteração.

Exemplo de utilização de AJAX (BAUDISCH, 2006). Nesse exemplo mostra o processo de uma atualização de página usando o AJAX, o usuário digitou a palavra “são” e o javascript automaticamente chama o mecanismo AJAX, assimé enviado para o servidor com um script PHP (escolha de script em aberto) para buscar no banco de dados todas as cidades que iniciam com “são” forma um XML que devolve para o mecanismo AJAX, assim é feita uma interação indireta com o HTML apenas atualizando o objeto apropriado sem precisar

carregar a página toda, fazendo com que o carregamento seja mais rápido sem comprometer odesenvolvimento da navegação. A ideia do AJAX é tornar isso mais simples, ou seja, se você já esta com o layout carregado, porque não carregar apenas o conteúdo, que é o objeto da sua solicitação. O objeto XMLHttpRequest foi primeiramente implementado pela Microsoft no Internet Explorer como um objeto ActiveX chamado XMLHTTP. Em seguida, outros navegadores (Mozilla, Safari, entre outros) seguiram o mesmocaminho implementando o XMLHttpRequest em uma classe que suporta as propriedades e os métodos do objeto ActiveX da Microsoft, Só que esses navegadores implementaram o objeto XMLHttpRequest de forma nativa, enquanto a Microsoft o implementou como um objeto ActiveX. Com o uso do objeto XMLHttpRequest, que faz parte do padrão ECMA e está presente em todas as boas versões do Javascript. Os browsers quesuportam esse padrão são os que foram lançados após 2001:
• • • • • •

Opera 8 Mozilla e Firefox Konqueror Safari Google Chrome Além disso o Internet Explorer, desde a versão 5, suporta o Microsoft XMLHTTP, um substituto para o XMLHttpRequest.

Praticamente todos os navegadores, em suas últimas versões, são compatíveis com as técnicas utilizadas no AJAX, viabilizando o seu uso em qualqueraplicação Web.

Estrutura de uma aplicação Web tradicional (SOUZA, 2006).

Nessa figura mostra que é solicitada qualquer informação, é transferido toda página web entre o servidor e o navegador. Já na próxima figura que mostra a aplicação Web utilizando o AJAX o navegador interage com o servidor passando apenas as informações solicitadas, assim evita a caída de desempenho da página para navegação. Emvez do modelo de aplicação Web tradicional, onde o próprio navegador é responsável por iniciar os pedidos e processar os pedidos do servidor Web, o modelo AJAX provê uma camada intermediária para controlar esta comunicação.

Estrutura de uma aplicação Web utilizando AJAX (SOUSA, 2006) Visando dar maior produtividade no desenvolvimento de aplicações asp.net foram criados vários framework, ou...
tracking img