Aividade pratica supervisionada desenvolvimento economico bric

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISONADAS










ATPS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2º 2010







Professor:


















ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS





EATAPA 3

O termo BRIC foi criado pelo economista Jim O’Nill, em 2001, para referir-se aos quatro países que apresentarão maiores taxas de crescimento econômico até 2050. BRIC sãoas inicias de Brasil, Rússia, Índia e China, países em desenvolvimento, que, conforme projeções serão maiores economicamente que o G6 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália).

Fonte: www.brasilescola.com/geografia/bric

Passo1

Dados históricos e indicadores:

O Brasil possui as menores taxas de crescimento ( média 1,8% nos anos 90 e de 3,1 % entre 2000 e 2006)quando comparado com os demais paises que compõem o BRIC.

Fonte: PLT 278 pág. 82

Brasil, Rússia, Índia e China apresentam vários fatores em comum, entre eles podem ser citados: grande extensão territorial; estabilidade econômica recente; Produto Interno Bruto (PIB) em ascensão; disponibilidade de mão de obra; mercado consumidor em alta; grande disponibilidade de recursos naturais;aumento nas taxas de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); valorização nos mercados de capitais; investimentos de empresas nos diversos setores da economia.


Características particulares para o desenvolvimento econômico de cada país:

Brasil

O Brasil é o país mais atraente entre as nações do grupo quanto à possibilidade de receber investimentos estrangeiros, poisfoi elevado à posição de grau de investimento, pelas agências de classificação de risco Standad e Poor´s. Aspectos que contribuem para o crescimento econômico do país:

- Grande produtor agrícola;
- Parque industrial diversificado;
- Grandes reservas minerais, e com a descoberta da camada pré-sal será auto-suficiente em petróleo epossível exportador;
- apresenta um grande mercado consumidor.




Conforme o relatório realizado por O’Nill, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil vai apresentar acréscimo de 150% até 2030 e chegará a US$ 2,4 trilhões, o que proporcionará ao país a quinta maior economia do mundo, atrás de Estados Unidos, China, Índia e Japão.
O estudo afirma que o Brasil precisa crescer uma média de4% ao ano para atingir essa posição econômica.

Rússia

Segundo as projeções de O’Neill, a Rússia será a sexta maior economia do planeta em 2050. Os cálculos apontam que, em 2018, o PIB russo ultrapassará o italiano. Em 2024, será maior que o da França, e, nos anos de 2027 e 2028, a Rússia deixará para trás o Reino Unido e a Alemanha, respectivamente.

Entre os fatores quefortalecem a economia russa estão:

- Apresenta grandes reservas de petróleo e gás natural;
- Atualmente é o segundo maior produtor e exportador de petróleo do mundo;
- O país conta com a maior reserva de gás natural do planeta;
- Apresenta um grande mercado consumidor.


Índia


A Índia começou a crescer economicamente em números significativos a partir de 1991, quando o governo dopaís realizou o processo de abertura econômica, fato que começou a atrair investimentos internacionais.
Conforme projeções, a Índia será o único país entre as potências emergentes a crescer acima dos 5% ao ano, a partir de 2030. Já a taxa de crescimento do PIB de Brasil, Rússia e China, a partir de 2030, começarão a declinar, ficando na média de 3% ao ano. A Índia, em 2050, será a terceira maioreconomia do planeta, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
Porém, o país necessita solucionar algumas questões, como por exemplo, a deficiência em infra-estrutura e agricultura, além da falta de mão de obra especializada.

- Possui profissionais qualificados em áreas tecnológicas, principalmente, de informática;
- O país conta hoje com um verdadeiro parque de indústrias de...
tracking img