Treinamento de atendente de lanchonete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Treinamento de atendente de lanchonete
A confeitaria é um tipo de comércio relativamente simples de ser exercido e não exige grandes investimentos. Devido a isso, é fácil encontrar esse estabelecimento nas cidades. Outro fator que contribui para esse crescimento é o fato desse setor ser considerado um dos menos atingidos em crises financeiras.
Por esses motivos é grande o número de confeitariasnas cidades, fato que traz ao proprietário a necessidade de atenção à concorrência, que é bem elevada. Portanto, é preciso saber lidar com ela no cotidiano.
Redução de preço, cardápio variado, boa infraestrutura e publicidade são alguns itens que contribuem para o crescimento de um estabelecimento, ganhando preferência dos clientes. Mas atenção: essas estratégias também serão adotadas pelosconcorrentes, portanto, primar por um atendimento de qualidade pode ser o seu diferencial.
“Investir no treinamento de seus funcionários é um toque chave de diferenciação para que sua lanchonete seja um grande sucesso. Isso acontece porque qualidade no atendimento é um ponto que vem sendo cada dia mais exigido pelos consumidores em todos os ramos dos negócios.”
Para um bom atendimento fique atentohá aspectos como:
* A mercadoria utilizada na preparação dos alimentos deve ser sempre de primeira qualidade.
* Adote boas técnicas de preparação de alimentos.
* O seu estabelecimento deve estar devidamente higienizado.
* Exija de seus funcionários perfeitas condições de higiene pessoal.
* A manipulação de alimentos deve sempre respeitar as regras de segurança alimentar.Atendimento
O cliente é a razão de ser de qualquer empresa e para que ele seja fiel ao seu estabelecimento é preciso que seja bem tratado.
O atendente é o contato direto com os fregueses e por isso precisa saber lidar com eles. Mas o que isso significa? Saber ouvir, interpretar o que cada um quer, dar sugestões, enfim, saber lidar com o público e fazer de tudo para que eles se sintam valorizados esatisfeitos.
“Qualidade é a capacidade de um produto ou serviço satisfazer as necessidades de um cliente, expressas ou implícitas, a um custo competitivo.”
Alguns aspectos procurados em uma confeitaria
Alguns aspectos procurados por clientes são:
* Localização, acesso e estacionamento fáceis: um bom ponto comercial favorece muito. Dê preferência há locais próximos a shoppings, escolas, centroscomerciais e rodoviárias.
* Bom aspecto visual: o visual deve passar confiança aos clientes. Por isso, valorize esse ponto e terá mais chance de fidelizar o seu freguês.
* Alimentos saborosos, com boa aparência e cardápio variado: os alimentos servidos devem sempre ser frescos e bem apresentáveis, além de saborosos, para agradar ao cliente. Além disso, mantenha um cardápio sempre variado.* Preço: o preço deve ser compatível com o tipo de produto e serviço oferecidos.
Atendentes
Como já foi dito, o atendimento é um ponto alto dentro do comércio. Por isso, invista no treinamento de seus funcionários.
* Mantenha a boa aparência.
* As mãos devem estar sempre limpas.
* Os uniformes também devem estar sempre limpos.
* Os cabelos precisam ser protegidos por toucasou bonés.
O atendimento deve ser rápido e eficiente para que os clientes não se impacientem enquanto aguardam. O momento de atender o consumidor é fundamental, pois nada adianta implantar os demais aspectos se, nessa hora, o atendimento for falho.
O relacionamento humano é o ponto alto da transformação de um comércio em sucesso. Portanto todas as pessoas envolvidas nesse processo precisam estarcientes do seu papel - de responsáveis pela qualidade dos produtos oferecidos e serviços prestados.
Abaixo, algumas características de um atendente:
* Estar sempre bem humorado.
* Vestir-se adequadamente.
* Receber sempre bem e orientar os clientes quando for preciso.
* Preparar os pedidos com dedicação.
É necessário envolver as pessoas no processo de conscientização de que...
tracking img