Aguas subterraneas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI – UFPI
CENTRO DE CIENCIAS AGRÁRIAS – CCA
DEPARTAMENTO: ENGENHARIA AGRÍCOLA E SOLOS
CURSO: ENG. AGRONÔMICA
DISCIPLINA: HIDRÁULICA AGRÍCOLA
PROFESSORA: POLIANAÁGUAS SUBTERRÂNEAS
(ocorrência, aquíferos, poços: tipos e características)

Nome: Layse Andrade Ferreira

Junho/2012
1. Introdução:
A água subterrânea é utilizada para vários fins, tais como oabastecimento humano, irrigação, indústria e lazer. Como mostra os dados do IBGE(2002), no Brasil, 15,6% dos domicílios utilizam exclusivamente água subterrânea, 77,8% usam rede de abastecimento deágua e 6,6% usam outras formas de abastecimento.
A disponibilidade dos recursos hídricos subterrâneos e a construção de poços são os principais fatores determinantes na exploração dos aquíferos.Devendo considerar ainda, o crescimento descontrolado da perfuração de poços tabulares e das atividades antrópicas, que acabam contaminando os aquíferos e interferindo na qualidade da águasubterrânea.

2. Águas Subterrâneas
Água subterrânea é toda a água que ocorre abaixo da superfície da Terra, preenchendo os poros ou vazios intergranulares das rochas sedimentares, ou as fraturas, falhas efissuras das rochas compactas, e que sendo submetida a duas forças (de adesão e de gravidade) desempenha um papel essencial na manutenção da umidade do solo, do fluxo dos rios, lagos e brejos.
Apósa precipitação, parte das águas que atinge o solo se infiltra e percola no interior do subsolo, durante períodos de tempo extremamente variáveis, decorrentes de muitos fatores: porosidade dosubsolo, cobertura vegetal, inclinação do terreno e tipo de chuva.
2.1 Ocorrência:
As águas subterrâneas ocorrem preenchendo espaços formados entre os grânulos minerais e nas fissuras das rochas, que sedenominam aquíferos.
3. Aquíferos:
Aqüífero é uma formação geológica do subsolo, constituída por rochas permeáveis, que armazena água em seus poros ou fraturas.
Tipos de Aqüíferos, quanto à...
tracking img