Agua de coco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
A composição química da “água” de coco durante o processo de maturação do fruto apresenta grande variabilidade e, em nenhum momento, ela apresenta características compatíveis com uma solução de hidratação oral de acordo com critérios científicos. Foi estudado o transporte transepitelial de água de sódio e de glicose da “água” de coco, em alças jejunais de ratos submetidos à perfusão “invivo”, nos diferentes estágios do processo de maturação do fruto.
Quanto ao transporte transepitelial de água, houve absorção em todos os estágios (x - 1,07 ± ml/min/cm), ao passo que, com o do sódio, ocorreu secreção em todos os estágios do processo de maturação do fruto (x = -169,04 ± 29,06 mEq/min/cm) e, no que diz respeito à glicose, verificou-se absorção em todos os estágios estudados (x =5212,70 ± 2098,47 mg%/min/cm).
O estudo demonstra que a ocorrência de secreção de sódio é um fator impeditivo de considerá-la Solução de Reidratação Oral (SRO).
Introdução
Redução significante na mortalidade por desidratação tem sido obtida com a administração precoce da Solução de Reidratação Oral (SRO) preconizada pela OMS (1,2,3,4).
Entretanto, a busca de soluções alternativas, que permitamutilizar recursos locais e que respeitem a cultura e os hábitos alimentares das diferentes comunidades, continua sendo uma meta a ser alcançada; portanto, estudos clínicos e experimentais devem sempre ser estimulados.
A “água” de coco é utilizada em larga escala em áreas geográficas onde esta plantação ocupa vasta extensão, não só para o consumo diário, mas, também, como solução de hidrataçãooral, pois seu uso rotineiro faz parte dos hábitos alimentares de populações dessas áreas. Kiberski et al (5,6), na Nova Zelândia, estudaram a composição da “água” de coco, de coqueiros anões e gigantes, durante o processo de maturação do fruto (V ao X mês). Observaram que as concentrações de potássio e glicose são adequadas, mas que as de sódio, cloro e bicarbonato são insuficientes para considerara “água” de coco como solução de hidratação oral.
Fagundes Neto et alli (7), em Aracajú, Sergipe, estudaram a composição “água” de coco de coqueiros anões, durante o processo de maturação do fruto, e obtiveram resultados que também não a qualificam como solução de hidratação oral segundo critérios científicos (7).
Este estudo visa avaliar experimentalmente o transporte transepitelial da água,sódio e glicose da “água” de coco, em alças jejunais de ratos submetidos à perfusão intestinal in vivo.
Material e Métodos
1. “Água” de coco
Foi utilizada “água” de coco in natura, produzida por coqueiros anões, em diferentes etapas do processo de maturação do fruto do V ao X mês, cuja composição está descrita nas Tabelas 1 e 2 (7). O fluido obtido foi estocado em freezer a -18 oC e descongelado àmedida que foi sendo utilizado.
2. Solução - Controle
Utilizou-se solução glico-salina, cuja composição está descrita abaixo, que apresenta comportamento uniforme, com a finalidade de monitorar o transporte transepitelial durante o experimento.

3. Marcador Não-Absorvível
Polietileno glicol 4000- PEG - (SIGMA) foi utilizado como marcador não-absorvível, para estudar o transporte de água nosexperimentos de perfusão, à concentração de 0,6 g/1 de solução ser perfundida.
Tabela 1 -
Variação da composição da “água” de coco durante o processo de maturação do fruto. Valores médios dos parâmetros estudados entre o V e o VIII meses(7).

Tabela 2 -
Variação da composição da “água” de coco durante o processo de maturação do fruto. Valores médios dos parâmetros estudados entre IX e XIImeses(7).

4. Animais de experimentação
Foram utilizados 4 ratos albinos, raça Wistar, machos, eutróficos, com idade entre seis a oito semanas de vida (adultos jovens), submetidos ao jejum por dezoito horas prévias ao experimento, sendo permitida ingestão hídrica ad libitum.
5. Técnica de perfusão
O transporte jejunal de água, sódio e glicose foi estudado in vivo, baseado na técnica de...
tracking img