Agrossilvipastoril

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO AGRÍCOLA ESTADUAL MANOEL RIBAS

CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

3ºTMA - NOTURNO

EMERSON DE CARVALHO VANDRESEN – Nº10

AGROSSIVIPASTORIL

APUCARANA
2010

EMERSON DE CARVALHO VANDRESEN – Nº10

AGROSSIVIPASTORIL

Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina de Agro ecologia Ambiental, do Curso Técnico em Meio Ambiente. Colégio Agrícola EstadualManuel Ribas.

Orientador: Profº.Alcides Favareto Junior

APUCARANA
2010
Sumario

Sumario 1
Introdução: Sistema Agrossilvipastoril 2
Objetivos 3
Conceito 1
Sistema Agrossilvipastoril, mais produtividade e menos danos ao meio ambiente. 2
Sustentabilidade pecuaria 3
Combinação de atividades (agrícolas, florestais e pecuárias) 2
Potencial do sistema Agrossilvipastoril 3
Osistema na prática 4
Recuperação de pastagens na integração com a agricultura 5
A produção pecuária Brasileira 6
O papel das Arvores na Agrossilvipastoril 1
Criação de caprinos e ovinos em sistema Agrossilvipastoril 2
Sistema agrossilvipastoril os benefícios agronômica e zootécnica 3
Agrossilvipastoril aproveita o máximo da área da propriedade rural 4
O Nordeste brasileiro nos sistemasagrossilvipastoril 5
Conclusão 2
Bibliografia 3

Introdução: Sistema Agrossilvipastoril

O Sistema Agrossilvipastoril é uma modalidade dos Sistemas Agroflorestais (SAF’s), em que se combina árvores, cultura agrícola, forrageira e/ou animais numa mesma área ao mesmo tempo ou de forma sequencial, sendo manejados de forma integrada.
O Sistema Agrossilvipastoril é uma alternativa do uso da terra,contribuindo para reduzir os problemas decorrentes do desmatamento e da degradação de diferentes ecossistemas. Além do mais, apresentam vantagens em relação às monoculturas no que diz respeito à otimização da utilização dos recursos naturais, ao sequestro de carbono para a redução do efeito estufa, tema tão discutido, atualmente.
A consorciação de culturas pelos SAF’s podem fornecer bens,serviços e diversificação de produtos na propriedade, tais como: cerca vivas, sombra para culturas agrícolas e animais, quebra ventos, produção de adubos verdes, madeira, lenha, forragem, produtos medicinais e alimentos, dentre outros; além de ser uma alternativa para auxiliar na reversão do processo de degradação ambiental.
A escolha das espécies envolvidas é de fundamental importância para o sucesso esustentabilidade do sistema. No entanto, essa escolha não é uma tarefa fácil, uma vez que esses sistemas são complexos e a formação, longevidade e persistência das plantas envolvidas estão diretamente relacionadas à interação entre solo x plantas x animal x condições ambientais x recurso financeiro do produtor. Desta forma deve-se atentar qual o nível tecnológico, os recursos possíveis paraimplementação do sistema, as condições edafoclimáticas da área, a finalidade de produção, as espécies e ou cultivares, hábitos de crescimento, bem como o potencial produtivo esperado.
A implantação do sistema deve-se considerar alguns fatores como adubação adequada, espaçamento, arranjos dos componentes do sistema, densidade, porém por si só a implantação não garante o sucesso desse sistema, tendo-seentão, que atentar para os fatores que levam a isso, que entre eles estão o planejamento, plantio correto e manejo do sistema como um todo.
Os técnicos e profissionais têm que ter uma visão de integração dos componentes do sistema como um todo e não considerá-los isoladamente. Embora, o sistema seja mais complexo em relação ao monocultivo, a necessidade de uma maior atenção e tomadas de decisãonão deve ser tidos como limitantes para a implantação desses sistemas em potenciais.
Os Sistemas Agrossilvipastoris são determinados por três princípios básicos de sustentabilidade, ou seja, devem ser economicamente viáveis, ambientalmente equilibrados e socialmente justos.

Conceito

São sistemas de uso da terra e dos recursos naturais que combinam a utilização de espécies florestais ,...
tracking img