Agrosilvipastoril

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Melhoramento Genético Animal
Definição:
O melhoramento genético é uma ciência utilizada em plantas e animais para a obtenção de indivíduos ou populações com características desejáveis, a partir do conhecimento do controle genético destas características e de sua variabilidade.
Em sua forma mais comum, o melhoramento se dá através da seleção de indivíduos superiores, os quais podem servegetativamente multiplicados, ou restabelecidos em um delineamento adequado para a comprovação de sua superioridade genética, para a produção de sementes ou para a propagação comercial.
MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL NO BRASIL:

INTRODUÇÃO
O bovino no início do Brasil colonial representava apoio fundamental à atividade açucareira, não só como animal de trabalho, mas também para fornecer a carne, agordura, o leite e o couro.
Ainda no século XVI, crescem em importância, a criação de suínos e ovinos. Os primeiros destacavam-se pela produção de carne a ser salgada, além de couro e carne verde; enquanto os ovinos produziam a lã necessária à produção de agasalho.
Quanto às aves, estas já eram, nesta época, freqüentemente citadas nos inventários das propriedades rurais. Datam também desteperíodo, as primeiras introduções de caprinos provenientes de Portugal e Espanha.
A atitude arraigada do homem a ensinamentos ancestrais que fluem de geração a geração pode ser observada na atividade agropecuária, na qual se verificam ruminantes sendo criados como se faziam na antigüidade, ou mesmo na cultura de arroz na China que ainda é desenvolvida nos moldes praticados há mais de mil anos.
Avisão artística, por outro lado, pode, no Brasil, ser exemplificada pelos criadores de bovinos, especificamente, pelos criadores de zebuínos. Tais indivíduos foram capazes de, com persistência e visão de funcionalidade associadas à uma concepção de harmonia nas formas, estabelecer as diversas raças hoje existentes. Somente mais tarde iniciaram-se os programas, com embasamento científico, paraorientação da melhoria genética.
Se no passado as mudanças se processavam de forma lenta, hoje elas ocorrem rapidamente, devendo, no entanto, ser creditada ao processo de globalização em andamento no mundo, a grande transformação que se verifica no momento, e principalmente aquela que deve ocorrer mais intensamente nesta virada de século.
Essa nova mudança surge avassaladora provocando ondas demodificações de comportamento e, principalmente, trazendo em sua essência uma quantidade incomensurável de informação.
Apesar de não ser objetivo deste trabalho questionar a importância, benefícios e/ou prejuízos que disso possam advir, torna-se importante analisar-se o trajeto histórico e, principalmente, as perspectivas futuras do melhoramento genético animal à luz do contexto econômico,cultural, comportamental, social e político. O estádio de desenvolvimento também não pode ser desprezado.
Assim, apesar de todas as evoluções e avanços ocorridos nas áreas de genética molecular, simulação de sistemas e demais biotécnicas, além da melhoria da capacidade computacional e do desenvolvimento de modelos estatísticos que, sem dúvida, se constituem em instrumentos de desenvolvimento da área demelhoramento genético animal, suas contribuições só serão efetivas se estes aspectos forem considerados.
Assim, é importante ressaltar que, nos últimos anos, o melhoramento genético de bovinos de corte vem assumindo importância cada vez maior. Isso tem resultado não só no aumento do número de programas que desenvolvem avaliação genética de diversos rebanhos, mas, também, na maior valorizaçãodos animais portadores de estimativas de diferenças esperadas na progênie (DEPs).
O melhoramento animal, apesar de ter a fundamentação teórica desenvolvida há muitos anos, tem, recentemente, recebido grandes contribuições que são, com a necessidade de melhoria genética imposta pelo mercado, as principais responsáveis tanto pela expansão quanto pelos progressos genéticos que têm sido observados...
tracking img