Sistema agrossilvopastoril

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário


1. INTRODUÇÃO 2

2. REVISAO BIBLIOGRAFICA 3


2.1. Sistema Agrosilvipastoril 3


2.2. Benefícios do Sistema Agrossilvipastoril 5


2.3. Desvantagens do Sistema Agrossilvipastoril 6

3. CONCLUSÃO 7

4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 81. INTRODUÇÃO

Sistema Agrossilvopastoril, surgiu como alternativa para adequar a produção agropecuária aos ideais de sustentabilidade.

È baseado em um simples consórcio de árvores e animais, sendo estes manejados de uma forma igual, no mesmo lugar e com a mesma finalidade e como alternativa de uso da terra, deve seguir três princípiosbásicos de sustentabilidade, ou seja, devem ser economicamente viáveis, ambientalmente equilibrados e socialmente justos. Assim, as principais razões para o produtor introduzir árvores em sua propriedade são: ser rentável, permitir a diversificação de renda e geração de empregos, ter finalidades protetoras e valor estético.

Neste trabalho tem o objetivo de mostra as vantagens e as desvantagensno Sistema Agrossilvipasstoril.







































2. REVISAO BIBLIOGRAFICA


2.1. Sistema Agrosilvipastoril

Sabemos que área utilizada pela agropecuária nacional tem um grande percentual de áreas degradadas ou com baixa produtividade ou que o capim está morrendo como o que tem acontecido com o Braquiarãonos estados do norte do país.

Para que estas áreas voltem a produzir em níveis com rentabilidade aceitável sem que seja necessário continuar avançando sobre a floresta será necessário algum investimento em recuperação da fertilidade destas áreas. Neste momento temos a possibilidade de integrar as atividades (agricultura, pecuária e floresta) com ganhos múltiplos.

São sistemas deuso da terra e dos recursos naturais, que combinam a utilização de espécies florestais, agrícolas, e a criação de animais (corte, leite, equinos, ovinos e caprinos), numa mesma área, de maneira simultânea ou, escalonada no tempo.

Apresentam grande potencial de benefícios econômicos e ambientais para os agricultores e para a sociedade. É considerado um sistema multifuncional, onde existea possibilidade de intensificar a produção pelo manejo integrado dos recursos naturais evitando sua degradação, além de recuperar sua capacidade produtiva. Exemplo, a criação de animais com árvores dispersas na pastagem, árvores em divisas e em barreiras de quebra-ventos, podendo reduzir a erosão, melhorando a conservação da água, reduzindo a necessidade de fertilizantes minerais, capturando efixando carbono, diversificando a produção, aumentando a renda e a biodiversidade, melhorando o conforto dos animais. Os componentes arbóreos são explorados em associação planejada com cultivos agrícolas ou pastagem, de maneira simultânea ou sequencialmente.

Os Sistemas Agrossilvipastoris que somente associam árvores com pastagem, obviamente, têm também um componente animal, como regra,ruminantes de médio ou pequeno porte, principalmente bovinos e ovinos objetivos principais da integração de ruminantes são:

• Produção de proteína animal sem incorporar o sistema de produção;

• Redução de custos de limpeza das plantas invasoras, através do pastejo;

• Através da deposição de fezes e urina, acelera a ciclagem de nutrientes;

• Ajuda a aumentar aprodutividade da terra;

As arvores que compõem ou melhoram as características físicas e químicas do solo, nos seguintes processos:

• Aumento de matéria orgânica e melhor fixação de N (nitrogênio);

• Redução das perdas de nutriente, através da reciclagem e controle de erosão;

• Maior capacidade de retenção de agua, onde melhora os componente físicos do solo;...
tracking img