Agronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco
Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental

Experimento nº 10
Calorimetria

Thiago Silva Maia

Química Geral Prática
Turma ABDocente: Fernanda Anjos

Juazeiro – Bahia
2009
Calorimetria

1 – Introdução

A calorimetria é a parte da física que estuda os fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamadacalor. Na natureza encontramos a energia em diversas formas. Uma delas, que é muito importante, é o calor.
Os objetos na natureza, assim como nós, são feitos de pequenas partículas que conhecemos comomoléculas. Com elas ocorre algo invisível. Elas estão em constante estado de agitação, no caso dos sólidos, ou de movimentação, como ocorre em líquidos ou gases. Essa situação não é constante, elaspodem estar mais ou menos agitadas, dependendo do estado energético em que elas se encontram. O que se observa é que quanto mais quente está o corpo, maior é a agitação molecular e o inverso também éverdadeiro, ou seja, a temperatura é uma grandeza física que está associada de alguma forma ao estado de movimentação ou agitação das moléculas.
A temperatura, atualmente, pode ser medida em trêsescalas termométricas. Celsius, Fahrenheit e Kelvin. A conversão entre essas escalas pode ser feita pelas seguintes relações matemáticas:

Definimos capacidade térmica ou capacidade calorífica C de umcorpo como sendo a quantidade de calor necessária por unidade de variação de temperatura do corpo:
C = Q∆T
Quando considerarmos a capacidade térmica da unidade de massa temos o calor específico c dasubstância considerada:
C = m.c
A quantidade de calor sensível recebida ou cedida por um corpo, em função da variação de temperatura, pode ser expressa da seguinte forma:
Q = m.c.∆T
O objetivodesse experimento consiste na construção de um calorímetro simples para a determinação de calores de uma reação de neutralização.

2 – Experimental

2.1 – Materiais e equipamentos

* Béquer...
tracking img