Agronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Engenheiro Agrônomo e o Mercado de Trabalho
Levi Montebelo AEASP – Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo
(11) 221-6322 - aeasp@sti.com.br - site: www.aeasp.com.br
Até ofinal dos anos 80 o grande empregador do Engenheiro Agrônomo foi a área governamental, principalmente em pesquisa, extensão e ensino.
Durante a década de 90, as multinacionais na área de insumos, maisas instituições financeiras na área de credito passaram a absorver, parte representativa dos profissionais de ciências agrárias.
A partir de 95, com a estabilização financeira no país, mais o processode globalização ocorreram mudanças radicais nas áreas econômicas e sociais no mundo e conseqüentemente no Brasil.
Obviamente o Brasil, país de economia fundamentada na agropecuária (40% dasexportações brasileiras, 37,5% do PEA, o maior negócio do Brasil) sofre uma mudança violenta com a abertura dos mercados, sem que tivesse qualquer preparo para as mudanças.
Neste momento começa a ficarevidente o chamado neoliberalismo – estado cada vez menor (privatizações) etc, etc...
Fato marcante e claro – tende a sumir o emprego – o profissional tem que ter emprego. A relação capital trabalho tem queser revista, não só na Agronomia, mas em todas as áreas profissionais. 
Exemplificando – Quando me formei em 1973, fui trabalhar na área governamental (acredito que 70% ou mais dos colegas tambémforam) na área de extensão rural, com a preocupação única de levar tecnologias aos produtores a fim de aumentar a produção agrícola.
Confesso que a missão não era difícil, já que os níveis detecnologia eram baixos e aumentar a produção era relativamente fácil.
Se compararmos aquele momento de 1973, com o atual vivido por um recém-formado em agronomia, veremos que o quadro mudou completamente.
Oprofissional atual não pode pensar somente em produzir, mas antes de tudo:
O que produzir?
Para quem produzir?
Com que qualidade produzir?
Agregar valores à produção.
E o mais sério –...
tracking img