Agronegocio - cacau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

     Moderno, eficiente e competitivo o agronegócio é uma atividade próspera, segura e rentável. O Brasil possui aproximadamente 200 milhões de hectares de terras agricultáveis férteis e de alta produtividade, terra com um clima diversificado, chuvas regulares e energia solar abundante, esses fatores fazem do país um lugar de vocação natural para a agropecuária e todos os negóciosrelacionados à suas cadeias produtivas, dentre elas O CACAU.
Saindo da floresta amazônica para conquistar o mundo, o cacau percorreu um longo caminho, suas sementes levadas para outras regiões e continentes, formaram grandes plantações que hoje representam importante fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas, sua história cercada de lenda está marcada por episódios curiosos, foi usadopelos Astecas como moeda e por muito tempo, foi uma bebida exclusiva das mais faustosas cortes da Europa. 
Este trabalho tem como objetivo enfatizar a trajetória do cacau, seu ciclo desde sua preparação para o plantio, evolução e colheita. Falaremos sobre Exportação e Importação, principais consumidores, exportadores e concorrentes do Brasil no ramo cacaueiro.

1. O AGRONEGÓCIO NO BRASIL         O agronegócio é o motor de nossa economia que se mantém como um setor de grande empregabilidade e geração de renda em nosso país. Ocupando posição de destaque no âmbito mundial, tem importância crescente no processo de desenvolvimento econômico. É dinâmico sua capacidade de impulsionar os demais setores e seu crescimento nos últimos anos se tornou visível, quebrando recordes de produção,produtividade e exportação, transformando-se em uma âncora do governo nacional na política de contenção da inflação.
O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários. É o primeiro produtor e exportador de café, açúcar, álcool e sucos de frutas. Além disso, lidera o ranking das vendas externas de soja, carne bovina, carne de frango, tabaco, couro e calçados decouro. As projeções indicam que o país também será, em pouco tempo, o principal pólo mundial de produção de algodão e biocombustíveis, feitos a partir de cana-de-açúcar e óleos vegetais. Milho, arroz, frutas frescas, cacau, castanhas, nozes, além de suínos e pescados, são destaques no agronegócio brasileiro, que emprega atualmente 17,7 milhões de trabalhadores somente no campo.
Em 2011, o ProdutoInterno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro estimado pelo CEPEA, com o apoio financeiro da CNA, avançou 5,73% (a preços reais), totalizando R$ 942 bilhões (em reais de 2011, ou seja, descontada a inflação), a economia como um todo se expandiu 2,7%, indo para R$ 4,143 trilhões, segundo o IBGE. Com isso, a participação do agronegócio no PIB nacional aumentou de 21,78% em 2010 para 22,74% em 2011.No acumulado dos dois anos, o crescimento do PIB do agronegócio nacional é de 13,51%.
Com base nos dados disponíveis até então, constata-se relativo equilíbrio entre os desempenhos dos setores agrícola e pecuário. O primeiro cresceu 5,57% e o segundo, 6,14 %. Já quando são analisados os segmentos que compõem o agronegócio, nota-se nítida vantagem para os segmentos de insumos e primário (“dentroda porteira” ou básico). Já a indústria, tanto na agricultura quanto na pecuária, teve baixo desempenho, chegando mesmo a ser negativo na pecuária - o único segmento a acumular queda no ano. A distribuição teve crescimento intermediário, de 4,74% na agricultura e de 3,52% na pecuária.
2. CACAU - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO

Quando os primeiros colonizadores espanhóis chegaram à América, o cacau já eracultivado pelos índios, principalmente pelos Astecas no México, e pelos Maias na América Central. De acordo com historiadores, o cacaueiro, chamado Theobroma cacao e era considerado sagrado. No México os Astecas acreditavam ser ele de origem divina e que o próprio profeta Quatzalcault ensinara ao povo como cultivá-lo tanto para o alimento como para embelezar os jardins da cidade de...
tracking img