Agroglifos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundaria de D. Pedro V
Curso de Educação e Formação de Adultos
Disciplina: Sociedade Tecnologia e Ciência

Os Agroglifos

Discente: José Carlos Amaro Barata Ramos
Turma 357
Lisboa, 31 de Março de 2011

Índice

Introdução pag.1
Qual a explicação para os agroglifos pag.2
O que dizem os críticos pag.4
Algunsexemplos pag.4
Constatação dos factos pag.7
Técnicas utilizadas pag.9
Conclusão pag.12
Glossário pag.13
Bibliografia/Fontes pag.14

Introdução

Os Agroglifos (crop circles), são desenhos circulares e geométricos a duas e a três dimensões que aparecem em plantações de trigo e deoutros cereais em todo o mundo. Os primeiros a aparecer foram no Sul de Inglaterra nos anos 70, em Hampshire e Wiltshire. Com o passar do tempo, apareceram cada vez mais e era notório a sua complexidade. Os primeiros eram simples círculos, mas nas décadas seguintes estes passaram a ser muito mais elaborados como por exemplo: desenhos de objectos manufacturados, sinais e até imagens. Osagroglifos, já foram observados nos EUA, França, Holanda, Hungria, Rússia, Canada, Japão e recentemente na Indonésia.
É de salientar, que também aparecem em lagos congelados, na areia ou simplesmente em zonas com neve.
Toda a divulgação deste fenómeno deve-se claramente ao papel da imprensa escrita e falada (reportagens televisivas) da altura, com alguma relevância sobre este assunto até ao final dosanos 80, o que foi importante para este acontecimento dando origem a várias teorias para fundamentar esta questão, que serão abordadas mais a frente.

Qual a explicação para os agroglifos

As opiniões dos cerealogistas dividem-se em duas correntes. Uma defende que o fenómeno dos agroglifos é feito pelo ser humano através de tábuas que calcam as plantas, formando desenhos. A outra é que estascomposições geométricas são feitas por OVNIS.
No entanto, a primeira ideia começou s ser posta em causa quando dois indivíduos de origem inglesa Doug Bower e Dave Chorley afirmaram que durante os anos 80 tinham feito mais de 250 círculos. Esta informação amplamente divulgada pelos media conseguiu convencer a classe cientista durante algum tempo e dar como explicado o fenómeno.
Mas, a maioria doscerealogistas não acreditou e fundamentou que era impossível que duas pessoas com uma certa idade poderiam ser os autores destes agroglifos justificando-se nas afirmações contraditórias de ambos, e ao que leva a crer foi uma manobra de dissuasão de órgãos internacionais como a CIA, o serviço secreto alemão, e até o Vaticano, para camuflar a procura da verdade, e a investigação sobre este assunto.
Asegunda hipótese acima referida defende que existem factores com verdade e fundamento que provam de facto que os agroglifos são feitos por OVNIS. Os factores são os seguintes:
- A presença de quantidades elevadas de radiação electromagnética.
- As hastes das plantas são dobradas e não partidas.
- A existência de alterações biofísicas nas plantas.
-Todos os aparelhos eléctricos, bússolas,relógios e até telemóveis deixam de funcionar. quando colocados dentro da área do desenho.
-depósitos microscópicos de meteoritos.
Uma vez descartada a hipótese de que todos os agroglifos tenham sido feitos por seres humanos, pelo menos houve ou há três teorias sobre quem poderá ser responsável pela construção destas composições geométricas.
- Os agroglifos são criados por extraterrestres ou“inteligências superiores,”
- Os agroglifos são criados pela própria terra, provavelmente através de vórtices de vento ou plasma,
- Os agroglifos são criados espontaneamente por uma força geomagnética.
As duas últimas hipóteses foram recentemente abandonadas devido ao aparecimento em Agosto de 2001,de dois agroglifos muito especiais:
Um retratava uma face humana e outro era a reprodução do código...
tracking img