Microsof office x openoffice

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MSOffice x BrOffice
INTRODUÇÃO
Esta apostila compara parte de dois conjuntos de programas para automação de escritório : MSOffice ( Versão 2003 ) e BrOffice ( Versão 3.0 ). Veremos o Editor de Textos ( Word x Writer ) e o Editor de Planilha Eletrônica ( Excel x Calc ), pois são os programas mais utilizados. Para isto é necessário um conhecimento prévio do Microsoft Office ou do BrOffice.MSOffice
Microsoft Office é o nome do conjunto de programas de escritório desenvolvido e vendido pela Microsoft, cujos principais programas são : Word ( para textos ), Excel ( para planilhas eletrônicas ), PowerPoint ( para apresentações de slides ) e Access ( para banco de dados ).

BrOffice
BrOffice é um conjunto de programas de escritório desenvolvido e mantido pela comunidade de SoftwareLivre referenciada na página da Internet “www.broffice.org” que oferece ferramentas poderosas para o trabalho na maioria das corporações. Ele é adaptado nacionalmente por esta comunidade brasileira, e é baseado num conjunto de programas livres mundialmente conhecido como OpenOffice. Então, para todos os efeitos BrOffice e OpenOffice são a mesma coisa. Devido às melhorias constantes que a Comunidadede Software Livre vem implementando nesta ferramenta, o BrOffice se mostra mais adequado para automação de escritório, por isso ele vem substituindo o Microsoft Office em grandes empresas e nos órgãos dos Governos Federal, Estaduais e Municipais.

Programas do BrOffice
Os principais programas que formam BrOffice são: o Writer ( para texto ), o Calc ( para planilhas ), o lmpress ( paraapresentações de slides ), o Base ( para bancos de dados ) e o Draw ( para desenho vetorial ).

Extensões de arquivo
Quando um programa grava arquivos, junto com o nome são gravados um ponto (.) e 3 letras, para que o Sistema Operacional reconheça através destas letras qual programa irá abrir o arquivo. Por exemplo, um arquivo que editamos chamado “Currículo”, quando é gravado pelo Word no disco chama-se“Currículo.doc”, quando é gravado pelo Writer chama-se “Currículo.odt”. Abaixo algumas extensões : TIPO DE ARQUIVO Arquivo texto Planilha eletrônica Apresentação de slides MSOFFICE Word - .doc Excel - .xls PowerPoint - .ppt BROFFICE Writer - .odt Calc - .ods Impress - .odp

Para manter a compatibilidade de arquivos entre os programas, vários deles abrem, salvam, importam ou exportam arquivos para oformato de outros programas. O BrOffice utiliza um padrão internacional aberto de gravação de arquivos ( ODF ), também lendo e gravando arquivos em inúmeros formatos diferentes, de forma que outros programas possam utilizar os arquivos gerados por ele e vice-e-versa. Já o MSOffice utiliza um formato fechado para isto, e não exporta arquivos para o BrOffice nem para qualquer outro programa que nãoseja da família Microsoft. Com isto, se quisermos manter a troca de documentos entre o MSOffice e o BrOffice só existem duas alternativas : a) toda vez que gravarmos um arquivo no BrOffice, usar o comando SALVAR COMO e escolher o TIPO DE ARQUIVO do MSOffice; b) configurarmos os programas do BrOffice para sempre gravarem automaticamente os arquivos no formato do MSOffice. Para esta segundaalternativa devem ser seguidos os seguintes passos :

Página : 1

No menu FERRAMENTAS clique em OPÇÕES. Ao abrir a tela, ao lado esquerdo clique em CARREGAR/SALVAR e depois em GERAL. Embaixo aparecem dois combos : TIPO DE DOCUMENTO e SEMPRE SALVAR COMO. Basta escolher para cada tipo de documento ( à esquerda ) como queremos salvá-lo ( à direita ), conforme a figura abaixo. Depois é só confirmar nobotão e então teremos o BrOffice salvando arquivos no formato MSOffice.

WORD X WRITER
COMANDOS DE MENUS MENU ARQUIVO
A maioria dos comandos do MENU ARQUIVO são idênticos nos dois programas, como os comandos SALVAR, ABRIR, NOVO, IMPRIMIR e FECHAR. Com exceção das teclas de atalho, esses comandos são semelhantes em seus nomes, funções e localizações nos menus. DIFERENÇAS : 1. O BrOffice (...
tracking img