Agricultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Agricultura





Este artigo ou secção contém uma lista de fontes ou uma única fonte no fim do texto, mas esta(s) não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.


Agricultura é o conjunto detécnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética.



Homem trabalhando no cultivo de arroz.

Carro de Bois com boi do Ramo Grande, tradicional dos Açores, Portugal.
A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor. O termo fazendeiro(português brasileiro) ou lavrador (português europeu) se aplica ao proprietário de terras rurais onde, normalmente, é praticada a agricultura, a pecuária ou ambos.

A ciência que estuda as características das plantas e dos solos para melhorar as técnicas agrícolas é a agronomia.



Índice
[esconder] 1 Etimologia e terminologia
2 História 2.1 Origem na pré-história
2.2 Idade Antiga

3Importância da agricultura
4 Política agrícola
5 Economia agrícola e ecologia
6 Sistemas agrícolas
7 Métodos usados na agricultura
8 Plantas domésticas
9 Problemas ambientais
10 Bibliografia
11 Ver também 11.1 Listas

12 Referências


[editar] Etimologia e terminologia

O prefixo agro tem origem no verbete latino agru que significa "terra cultivada ou cultivável".

Apalavra "agricultura" vem do latim agricultūra, composta por ager (campo, território) e cultūra (cultivo), no sentido estrito de cultivo do solo[1].

Em Português, a palavra "agricultura" manteve este sentido estrito e refere-se exclusivamente ao cultivo dos campos, ou seja, relaciona-se à produção de vegetais [2]. No entanto, em inglês, assim como em francês, a palavra "agriculture" indica demaneira mais genérica as atividades agrícolas tanto de cultivo dos campos quanto de criação de animais [3][4]. Uma tradução mais próxima de "agriculture" seria, portanto, "agropecuária".

[editar] História

[editar] Origem na pré-história

O início das atividades agrícolas separa o período neolítico do imediatamente anterior, o período da idade da pedra lascada.

Como são anteriores àhistória escrita, os primórdios da agricultura são obscuros, mas admite-se que ela tenha surgido independentemente em diferentes lugares do mundo, provavelmente nos vales e várzeas fluviais habitados por antigas civilizações.

Entre dez[5] e doze mil anos atrás, durante a pré-história, no período do neolítico ou período da pedra polida, alguns indivíduos de povos caçadores-coletores notaram quealguns grãos que eram coletados da natureza para a sua alimentação poderiam ser enterrados, isto é, "semeados" a fim de produzir novas plantas iguais às que os originaram. Os primeiros sistemas de cultivo e de criação apareceram em algumas regiões pouco numerosas e relativamente pouco extensas do planeta. Essas primeiras formas de agricultura eram certamente praticadas perto de moradias e aluviõesdas vazantes dos rios, ou seja, terras já fertilizadas que não exigiam, portanto, desmatamento [5].

Essa prática permitiu o aumento da oferta de alimento dessas pessoas, as plantas começaram a ser cultivadas muito próximas uma das outras. Isso porque elas podiam produzir frutos, que eram facilmente colhidos quando maduros, o que permitia uma maior produtividade das plantas cultivadas em relaçãoao seu habitat natural.

Logo, as freqüentes e perigosas buscas à procura de alimentos eram evitadas. Com o tempo, foram selecionados entre os grãos selvagens aqueles que possuíam as características que mais interessavam aos primeiros agricultores, tais como tamanho, produtividade, sabor e outras.

Assim surgiu o cultivo das primeiras plantas domesticadas, entre as quais se inclui o...
tracking img