Agricultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Técnico Em Agropecuária

Prof. Waldimir Ribeiro • UNESP 7 anos
• Administração da Fabricação e Qualidade

INTRODUÇÃO
1. Economia – Globalização x Risco 2. Conceito da Administração 3. Conceito de Planejamento 4. Tomada de decisão – Negociação Comercialização rural

Prof. Waldimir Ribeiro

INTRODUÇÃO
As empresas, para se manterem fortes e com efetividade no mercado, devem realizarauto-avaliações constantes para verificar a necessidade de modificar suas estratégias. O mercado, devido à globalização, apresenta fortes exigências e concorrência. Identificar corretamente os pontos a melhorar não resolve, em definitivo, a situação da empresa, pois o perfil do gestor é fundamental na execução das novas estratégias da organização.

INTRODUÇÃO
•Na conjunturapolítico-econômico-social: o governo tem inimigos intangíveis (corrupção, inflação, sonegação, criminalidade, epidemias, analfabetismo – a lista é longa), variáveis sobre as quais não tem governança e que necessita combater para satisfazer sua clientela – a sociedade. • Poderíamos relacionar outros aspectos, porém o objetivo aqui é o entendimento e não o mapeamento das inúmeras conjunturas e contextos! • Estratégias sãoutilizadas para obtenção de propósitos fora do escopo da governança, senão bastaria usar o poder, a força, a autoridades, a liderança, sendo desnecessário medidas sutis e engenhosas.

Análise Crítica Do Senso De Observação

“Há um barulho esquisito vindo daquela direção” disse o rei ao remador O remador subiu a elevação correndo e voltando disse: “ Não é nada majestade, uma gata deu à luz auma ninhada de gatinhos barulhentos”. ”Ah sim disse o rei, que tipo de gatinhos?” O remador não tinha olhado para os filhotes. Correu de novo para a elevação e voltou. “Siameses disse”. “E quantos são os gatinhos?” Perguntou o rei. Isto o remador também não tinha reparado, voltou lá..”Seis gatinhos” reportou. “Quantos machos e quantas fêmeas?” . Novamente o remador retornou. “Três machos e trêsfêmeas” gemeu o remador quase sem fôlego.”Está bem, venha comigo” disse o rei. Foram a pé até a proa do barco onde o rei acordou o primo do remador. “Há um barulho esquisito naquele alto.Vá lá e descubra o que é”. O conselheiro desapareceu na escuridão e voltou pouco depois. “É uma ninhada de gatinhos recém-nascidos, majestade”, disse. “Que tipo de gatos?” perguntou o rei. “Siameses” respondeu oconselheiro. “Quantos?” “Seis”. “Quantos machos e quantas fêmeas?” “Três machos e três fêmeas. A mãe deu à luz dentro de um barril revirado. Os gatos pertencem ao prefeito do vilarejo. Ele espera não ter incomodado Vossa Majestade, e convida-o a escolher um deles, caso a corte precise de algum animal de estimação”

ECONOMIA
Globalização x Risco
Prof. Waldimir Ribeiro

Utilize seu tempoaperfeiçoando-se através dos escritos de outras pessoas, de modo que consigas com facilidade aquilo que a elas custou tanto trabalho.
Sócrates 469 – 399 a.C.

CONCEITOS ECONÔMICOS BÁSICOS
• O que é economia?
Economia é a ciência que estuda a origem e a utilidade dos recursos escassos na produção de um conjunto alternativo de bens.
A palavra economia deriva do grego oikonomía: oikos casa, moradia; enomos - administração, organização, distribuição. Deriva também do latim oeconomìa: disposição, ordem, arranjo.

Prof. Waldimir Ribeiro

CONCEITOS ECONÔMICOS BÁSICOS
Qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento?
Desenvolvimento é mudança qualitativa. Crescimento é mudança quantitativa.
Os dois estão intimamente vinculados, mas não são a mesma coisa. O crescimento econômico nemsempre se reverte em benefício de toda a sociedade. Sua ênfase costuma ser quantitativa, em cima de números. Já o desenvolvimento pressupõe que os segmentos sociais sejam contemplados pelos resultados que ele gera, sobretudo as classes menos favorecidas. A referência passa a ser o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos.
Prof. Waldimir Ribeiro

CONCEITOS ECONÔMICOS BÁSICOS
Pode existir...
tracking img