Agregados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas da lista de Exercícios de agregados

1. O agregado é definido como um material granular, inerte, com dimensões e propriedades adequadas, e isentos de impurezas prejudiciais.

2. As propriedades do agregado são Coesão;Fragilidade;Maleabilidade e Tenacidade.

3. Agregado miúdo - Areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis,ou a mistura de ambas,cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm (peneira de malha quadrada com abertura nominal de “x” mm, neste caso 4,8 mm) e ficam retidos na peneira ABNT 0,075 mm.

Agregado graúdo - o agregado graúdo é o pedregulho natural, ou a pedra britada proveniente do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambos, cujos grãos passam pela peneira ABNT 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT 4,8mm.

4. Coesão – É a força que une entre si as diversas moléculas ou partes de um líquido ou de um sólido.Assim é com o agregado, a coesão aparente apresenta-se quando a areia tem certo grau de umidade. É a tensão capilar da água que cria uma resistência ao cisalhamento, como se tratasse de coesão; mas, é fenômeno diverso do que ocorre nos solos coesivos.
Fragilidade – O agregado perdequalidade se contiver em sua composição grãos frágeis, que se rompem com facilidade sob a ação de pequenas cargas.
Maleabilidade - Propriedades dos materiais de se deformarem fácil e extensamente sob baixa tensão.Exemplo : Argila
Tenacidade – Materiais que possuem mais tensão,força.Exemplo: Granito.

5. As areias naturais podem ser utiizadas no preparo de argamassas; Concreto betuminoso –juntamente com o fíller, a areia entra na dosagem dos inertes do concreto betuminoso, e tem a importante propriedade de impedir o amolecimento do concreto betuminoso dos pavimentos de ruas nos dias de intenso calor; Concreto de cimento (constitui o agregado miúdo dos concretos); Pavimentos rodoviários: constitui o material de correção do solo; Filtros – devido a sua grande permeabilidade, a areia éutilizada para a construção de filtros, destinados a interceptar o fluxo de água de infiltração em barragens de terra e em muros de arrimo.

6. Pedra brita – Brita é a rocha quebrada mecânicamente em fragmentos de diversos diâmetros. É muito utilizada na fabricação de concretos, no lastro de rodovias e outras obras da construção civil. Más antes desse processo é também chamada de basalto, umapedra de origem ígnea ou magmática. Essa rocha é facilmente encontrada em todo Brasil.A classificação do tipo da brita é de acordo com seu diâmetro. É classificada de 0 (zero) a 5, em ordem crescente.
Areia de brita - agregado obtido dos finos resultantes da produção da brita, dos quais se retira a fração inferior a 0,15 mm. Sua graduação é 0,15 /4,8mm.
Fíler -agregado de graduação 0,005/0,075mm.Seus grãos são da mesma ordem de grandeza dos grãos de cimento e passam na peneira 200 (0,075 mm). É chamado de pó de pedra.
O fíler é utilizado nos seguintes serviços:
- na preparação de concretos, para preencher vazios;
- na adição a cimentos;
- na preparação da argamassa betuminosa;
- como espessante de asfaltos fluidos.
Bica-corrida -: material britado no estado em que se encontra àsaída do britador. Pode ser classificada em primária ou secundária. Será primária quando deixar o britador primário, com graduação aproximada de 0/300mm, dependendo da regulagem e tipo de britador. Será secundária quando deixar o britador secundário, com graduação aproximada de 0/76mm.
Rachão - agregado constituído do material que passa no britador primário e é retido na peneira de 76 mm. É a fraçãoacima de 76 mm da bica corrida primária. A NBR 9935 define rachão como “pedra de mão”, de dimensões entre 76 e 250 mm.
Restolho - material granular, de grãos em geral friáveis (que se partem com facilidade). Pode conter uma parcela de solo.
Bloco - fragmentos de rocha de dimensões acima do metro, que, depois de devidamente reduzidos em tamanho, vão abastecer o britador primário.

7....
tracking img