Agravos respiratorios na infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pré - Projeto Enfermeiro Antonio Jarlisson Menezes Rodrigues
Linha de Pesquisa: Agravos respiratórios na infância.
Tema: Agravos respiratórios na infância, causados por higiene precária em comunidade de baixo poder aquisitivo.
Título: Uma verificação das principais causas de pneumonia, em crianças na faixa etária de 2 a 5 anos na Comunidade do Parauá no rio Tapajós período de 2010 a 2011.INTRODUÇÃO
As infecções respiratórias são doenças causadas por micróbios, que atacam o sistema respiratório, podem ser aguadas ou crônicas. As infecções Respiratórias Agudas (IRAS) têm inicio súbito e duram em media 7 dias. A gripe, o resfriado, a pneumonia, a otite média aguda (dor de ouvido) e a amigdalite (dor de garganta) são exemplos de (IRA) infecção respiratória aguda, os sinais mais comunssão: tosse, dificuldades para respirar, chiado no peito, nariz escorrendo (coriza), dor de ouvido e dor de garganta.
A pneumonia tem forma específica de se apresenta, a criança tem febre e/ou fica fria com lábios e unhas meio azulados e com respiração mais rápida. Ao inspecionar o tórax nota se afundamento da parte baixa do peito quando a criança puxa o ar. No caso dos bebês abaixo de 2 meses deidade com pneumonia, nem sempre apresentam todos os sinais citados, as vezes os bebês nesta faixa etária apresentam somente sinais gerais de doença grave, como: dificuldade de mamar, barriga distendida, febre ou baixa temperatura do corpo. Febre alta ou a temperatura baixa nas crianças menores de 2 meses de idade são sempre sinais de doença grave. Convulsão ou ataque é quando a criança apresentamovimentos súbitos e incontroláveis e perde os sentidos. Por isso é importante observar se a criança apresenta os sinais de perigo da pneumonia. Respiração rápida e tiragem, que é quando a criança respira mais vezes por minuto para conseguir o ar de que precisa, isto acontece porque as suas vias respiratórias estão cheias de catarro, devido á infecção.
A pneumonia precisa ser detectada o quantoantes para serem tomadas as precauções cabíveis. Por isto deve-se encaminhar a criança ao hospital mais próximo para receber antibióticos e oxigênio, caso seja necessário.
OBJETIVO GERAL.
- Analisar os principais motivos que desencadeiam a pneumonia nas crianças situadas em comunidade de baixo poder aquisitivo.
OBJETIVOS GERAIS.
- Refletir sobre possíveis formas de profilaxia que possamaumentar a resistência das crianças evitando que adoeçam;
-Discutir os casos existentes e a forma como são cuidadas as crianças;
-Propor condutas que amenizem o surgimento de casos novos;
-Verificar as condições de higiene e os cuidados ofertados as crianças de famílias de baixo poder aquisitivo;
-Orientar as mães como devem proceder mediante os sinais de perigo, no caso de pneumonia em suascrianças.
SITUAÇÃO PROBLEMA:
É grande o número de crianças que contraem doenças respiratórias na faixa etária de 02 a 05 anos, os fatores são diversos, porém nas comunidades carentes de recursos diversos, estes agravos são mais frequentes, muitas vezes terminando, com o óbito da criança.
São situações que merecem ser verificadas em prol de responder questionamentos como:
- É possível diminuir oscasos de pneumonia em comunidade carentes de recursos?
- Quais são os principais cuidados das mães e dos profissionais da saúde no combate a pneumonia?
JUSTIFICATIVA
Para que as crianças tenham acesso á saúde, e desfrute uma vida saudável, muitos cuidados deverão ocorrer nesta primeira fase de vida, ou seja, na infância. Por isso, ações de pequeno impacto trazem muitas vezes, grandes benefícios eevitam doenças fatais.
Viabilização de atividades profiláticas requer antes de tudo um conhecimento de hábitos de boas maneiras no preparo e cuidados com a alimentação das crianças, atitudes que só se adquire com conhecimentos viabilizados por pessoas das áreas afins, como por exemplo, nutricionistas, enfermeiros e/ou técnicos da área da saúde, professores, assistentes sociais, etc. Estes...
tracking img