Tuberculose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OBESIDADE INFANTIL

1 INTRODUÇÃO

Ao conversar com nossas avós percebemos que a alegria das mães do passado era ter um filho rechonchudinho, afinal uma criança gordinha era uma criança saudável, hoje, com o aumento do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis a obesidade é considerada um dos fatores de maior risco para o agravo dessas doenças. A prevenção e o diagnósticoprecoce da obesidade são importantes para realizar a promoção da saúde e redução de morbimortalidade, não só por ser um fator de risco importante para outras doenças, mas também por interferir na duração e qualidade de vida, e ainda ter implicações diretas na aceitação social dos indivíduos quando excluídos da estética difundida pela sociedade contemporânea. (Brasil, 2006)

De acordo comFisberg (2005), a obesidade pode ser considerada um acúmulo de tecido gorduroso, localizado em certas partes ou em todo o corpo, causado por distúrbios genéticos ou metabólicos (hormonais), ou por alterações nutricionais. Na verdade, a condição responsável por praticamente todos os casos de obesidade é o excesso de consumo de alimentos ricos em gorduras e calorias, associado a uma redução acentuadada atividade física.
Esse equilíbrio entre o consumo de alimentos e o gasto dos mesmos em atividades físicas é de difícil alcance, percebemos que a obesidade é uma doença de difícil controle, com altos percentuais de insucessos terapêuticos e de recidivas, podendo apresentar, na sua evolução, sérias repercussões orgânicas e psicossociais, especialmente nas formas mais graves. O tratamento daobesidade na criança costuma ser negligenciado, tanto por parte da família como dos profissionais da saúde, normalmente se pensa que quando a criança crescer vai emagrecer, porém, não são estes resultados que percebemos nas últimas décadas. Uma criança obesa que mantém seus hábitos provavelmente será um adulto obeso quando crescer. (KARASEK, 2009)

A caracterização dos fatores determinantespara obesidade e a identificação dos principais agravos para saúde da criança obesa são essenciais no controle da obesidade e devem ser iniciados na infância, pois, quanto mais cedo for reconhecida e identificada a patologia, melhores resultados serão atingidos, evitando uma série de complicações futuras.

2 METODOLOGIA

3 DESENVOLVIMENTO

Em um mundo em que define o normal como umconceito estático os extremos são encarados como segregação, preconceitos e uma curiosidade mórbida. Altos e baixos, magros e gordos, todos os pólos são problemáticos e enfrentam dificuldades diárias. Entre todas as alterações do nosso corpo, provavelmente a obesidade é a situação mais complexa e de difícil entendimento, tanto no meio científico como entre os leigos (KARASEK, 2009).
Acomplexidade da compreensão desta doença inicia-se com a definição de seu conceito, muitos pacientes chegam ao consultório médico com muitas indagações, no caso da obesidade infantil, os pacientes quase sempre são levados pelas mães preocupadas com seus filhos. Será que o peso de meu filho está correto pra sua altura? Ele está sobrepeso ou pode ser considerado obeso? São perguntas freqüentes nosconsultórios e como responde-las, quais os métodos utilizados para avaliar se uma pessoa esta realmente obesa? Quais os fatores que levaram meu filho a engordar?
“Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostraram que no ano 2000, 155 milhões de crianças apresentavam excesso de peso, sendo 30 a 45 milhões de obesas em todo o mundo” (BRASIL, 2006). Tais dados causaram grande impacto na população enas autoridades pública, tornando-se um problema de saúde pública alarmante, não só em adultos, mas também em crianças. Estudos recentes apontam uma previsão de 90% de indivíduos com excesso de peso na população americana em 2035, caso não haja intervenção, e na população infantil os números aumentam cada vez mais (FISBERG, 2005).
Para se realizar uma prevenção desta doença é necessário...
tracking img