Agentes neurotoxicos - vx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Armas químicas são tradicionalmente vistas como substancias tóxicas em uns dispositivos: bomba ou granada, capazes de causar danos para o meio ambiente, lesões em tecidos de extrema importância para o organismo humano como: pele, pulmão, olhos, entre outros órgãos e até a morte de pessoas ou animais (Wikipédia).
Os gases mais usados são: o Gás Mostarda, o Cloro (CL2),o Acido Cianídrico (HCN), o Gás Sarin, o Agente Laranja, o Gás Lacrimogêneo, o Napalm o Soman e o Tabun.
As armas químicas mais temidas são os agentes Organofosforados “VX e R-VX”, em sua maioria são inodoros, incolores, estáveis e rapidamente dispersáveis, alem de serem produzido com muita facilidade e de baixo custo. Agem diretamente no sistema nervoso, basta uma pequena quantidade sobrea pele para que de uma maneira rápida uma pessoa possa ter convulsão ou até mesmo chegar a falecer, o tratamento para uma pessoa que teve contato com algum desses agentes, para ter eficácia tem que ser iniciado o mais breve possível, com substancias como a Atropina ou a Protexia.
1.2. Objetivo
Com este trabalho, espera-se que a comunidade química, bem informada, se coloque claramente contra ouso da ciência e da tecnologia para a ameaça à vida, e em especial, contra a abominável ceifadora que é a guerra.

2. Revisão da Literatura
2.1. Armas Químicas
A Guerra química é um tipo de guerra não convencional, baseada no uso de propriedades tóxicas de substâncias químicas para fins de destruição em massa - seja com finalidades táticas (limitadas ao campo de batalha), seja com finsestratégicos (incluindo a retaguarda e vias de suprimento do inimigo). As armas químicas diferem de armas convencionais ou nucleares porque seus efeitos destrutivos não são principalmente decorrentes da força explosiva. Seu baixo custo e sua relativa facilidade de produção fizeram com que fossem chamadas de "bomba atômica dos pobres". As armas químicas mais perigosas são as substâncias que têm açãofulminante no sistema nervoso central. Uma pequena quantidade em contato com a pele é suficiente para provocar convulsões e morte (Wikipédia).
2.1.2. Origem
Em varias épocas da história as substâncias químicas se adicionaram ao arsenal das armas físicas de impacto.
Há relatos do uso de armas químicas desde a Antiguidade. Os gregos usaram flechas, lanças envenenadas e diferentes tipos deprojeteis, a fim de aumentar o seu grau de letalidade em suas guerras há mais de dois mil anos.
Durante a Guerra do Peloponeso (431- 404 a.C.), que envolveu Esparta e Atenas, os espartanos aplicaram sobre as tropas inimigas gases sufocantes provenientes da queima de enxofre (Wikipédia).
Na Idade Média surgiu um precursor de arma química que ficou conhecido como "Fogo Grego". Osbizantinos usaram-no contra os sarracenos no cerco de Constantinopla em 673d.C. Tratava-se de um preparado líquido, para combates marítimos, lançados por tubos sobre as embarcações inimigas, incendiando-as. A água não apagava o fogo assim ateado. Possivelmente, tratava-se de uma mistura de breu, piche, enxofre, nafta e cal finamente dividida. Em contato com a água, o calor de hidratação da calprovocaria a ignição dos vapores combustíveis (5,6). A composição mencionada é semelhante à descrita por Nostradamus (Michel de Notredame, 1503- 1566), (Arturhoo).
Contudo, a composição do fogo grego é objeto de controvérsias, sendo também proposto tratar-se de mistura de salitre, piche e enxofre.
Ao longo dos tempos, várias tribos de índios das três Américas, em combate, queimavam vegetaisque desprendiam odores ou fumaças sufocantes.
Na Guerra Civil Americana (1861-1865), o Governo cogitou do uso de cloro (Cl2) contra os revoltosos, com o intuito de removê-los das eficientes trincheiras desenvolvidas pelo General Grant, das tropas confederadas.
A história dos gases de guerra começou de fato na 1ª Guerra Mundial (1914 - 1918), determinando a morte de 100.000...
tracking img