Agente quimico asbesto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SENAC – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

SENAC - lapa Tito

Curso Técnico em Segurança do Trabalho

TRABALHO SOBRE AGENTES QUÍMICOS
ASBESTOS/AMIANTO

Diana Pinheiro Gonçalo

São Paulo
Setembro / 2011
Diana Pinheiro Gonçalo

TRABALHO SOBRE AGENTES QUÍMICOS
ASBESTOS/AMIANTO

Trabalho para obtenção de nota da competência agentes químicos apresentado ao professor Vitorinosob a orientação metodológica do mesmo.

São Paulo
Setembro / 2011

Asbesto (amianto) mineral mágico ou maldição?

Formação do amianto:
Acredita-se que o amianto foi formado na pré-história numa fase secundaria da formação da crosta terrestre. Nesse período foi alterado física e quimicamente pela pressão, pelo calor e pela água que lentamente infiltrava na superfície das rochas. Associadaao magnésio e a sílica, a água transformou a rocha hospedeira no que se chama de serpentinito mineral, que se cristalizou nas fendas da rocha mãe, formando veios de fibras paralelas, de 1 a 40 mm de comprimento.
A exploração de Amianto teve inicio no Canadá no fim do século IX, embora haja relatos do uso dessa fibra na antiguidade, onde já era conhecido e utilizado como reforço de utensílioscerâmicos, encontrados em escavações na Finlândia.
O asbesto também conhecido como amianto é um mineral natural encontrado em 2/3 da crosta terrestre. No Brasil, existe em abundância e com alto grau de pureza. São mais de 30 variedades, mas somente seis são utilizadas comercialmente, em mais de 3 mil produtos.
Os seis minerais asbestiformes pertencem a dois grupos principais:
Grupo da serpentinaCrisótilo
Grupo das anfíbolas
Crocidolite, Amosite, Antofilite asbestiforme, Tremolite asbestiforme,
Actinolite asbestiforme.
Amianto crisotila e amianto anfibólio
Existem dois grupos principais de amianto, o crisotila e o anfibólio. O amianto anfibólio possui fibras duras, retas e pontiagudas, além de possuir altas concentrações de ferro em sua composição. Já o amianto crisotila possuifibras curvas e sedosas em sua composição tem altas concentrações de magnésio. Estas características implicam em biopersistência, que significa o tempo de permanência das fibras no pulmão antes de serem eliminadas. Enquanto as fibras do amianto crisotila permanecem no máximo dois dias e meio no pulmão as fibras do anfibólio ficam mais de um ano.
Este mineral tornou-se famoso pelo fato de não sercombustível, possuir resistência mecânica a tração superior a do aço, não sofrer decomposição química, não oxidar, possuir resistência aos efeitos de produtos químicos e microorganismos, apresentar boa capacidade de filtragem e de isolamento elétrico e acústico, ter grande durabilidade e flexibilidade, ter afinidade com o cimento, resinas e ligantes plásticos, formando uma trama estrutural, serestável em ambiente com diferentes valores de ph, ser facilmente tecido ou fiado, apresentar parede externa de caráter básico e compatível com a água, possuir elevada resistência dielétrica(isolante da eletricidade).
O aumento continuo do uso desse mineral deu impulso a implantação da primeira indústria têxtil de amianto que iniciou sua produção por volta de 1896. A partir de então e principalmentedurante o século XX praticamente todas as atividades industriais foram encontrando aplicações para o mineral como também para os demais produtos que o continham em maior ou menor grau, podendo –se encontrar na atualidade registro de aproximadamente 3.000 diferentes tipos de aplicações a base de amianto.
De mineral mágico o amianto mudou de status para mineral maldito ou fibra assassina quandotiveram inicio os primeiros diagnósticos das doenças causadoras da morte entre trabalhadores expostos a esta matéria-prima toxica (exposição direta ou ocupacional) cujos efeitos nocivos podem ocorrer mesmo depois de períodos longos podendo chegar ate 40 anos da primeira exposição, o chamado período de latência.
Diagnósticos foram feitos em moradores do entorno das fabricas incluindo os familiares...
tracking img