Amianto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Medianeira

AMIANTO
PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E RISCOS À SAÚDE

MEDIANEIRA

MARÇO - 2009
ADAIR GALLO JUNIOR

AMIANTO
PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E RISCOS À SAÚDE

Relatório sobre as propriedades físico-químicas e riscos à saúde causados pelo amianto para avaliação parcial do1º bimestre de 2009, referente à matéria Agentes Químicos de Risco, do curso Técnico em Química, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Medianeira.

Professora: Marlene Bortoli.

MEDIANEIRA

MARÇO - 2009
SUMÁRIO

1 inTRODUÇÃO 2
2 propriedades físico-químicas 3
2.1 MINERAIS ASBESTIFORMES 3
3 aplicações 4
4 efeitos da substÂcia 5
4.1EFEITOS DO ASBESTO NA SAÚDE HUMANA 5
4.1 EFEITOS DO ASBESTO NO MEIO AMBIENTE 5
5 absorção do agente quimico 6
6 doenças ocasionadas pelo agente químico 7
6.1 ASBESTOSE 7
6.2 CÂNCER PULMONAR 7
6.3 MESOTELIOMA 7
7 caso de exposição excessiva ao amianto 9
8 conclusão 10
7 referências 11

1 inTRODUÇÃO

O asbesto, que do latim significa incorruptível, ou amianto, que do grego significa nãoinflamável, é uma fibra mineral que já é utilizada há 2000 anos. No princípio utilizava-se o asbesto para aumentar a resistência das cerâmicas e até para a fabricação de tecidos resistentes ao fogo. Hoje, devido às suas propriedades físico-químicas, à grande abundância na natureza e ao baixo custo o amianto é utilizado em um grande número de produtos, como em telhas de cimento-amianto, caixas deágua, revestimentos térmicos, discos de embreagem, entre outros. Sabe-se que os diferentes tipos de asbesto foram utilizados em mais de 3000 tipos de produtos.
Apesar de tantos benefícios, desde o início do século XX, observa-se que o amianto ou, especificamente, suas microfibras causam sérios danos à saúde das pessoas que tem exposição contínua a elas. Podendo causar câncer, asbestose,entre outras doenças, principalmente, no pulmão. Tendo em vista estes fatos, muitos países da união européia entre outros de primeiro mundo, proibiram o uso desta fibra. Entretanto, alguns em desenvolvimento e os de terceiro mundo, ainda utilizam de forma indiscriminada o amianto.
Atualmente, muitos pesquisadores vêm tentando desenvolver materiais para substituir o amianto, porém, ainda não foiencontrado um material com uma versatilidade como a do asbesto.

2 propriedades físico-químicas

O amianto ou asbesto tem propriedades físico-químicas muito interessantes. Por ser uma fibra mineral, ele possui uma grande flexibilidade, alta resistência tênsil e química, podendo resistir a ação de alguns ácidos e bases, além disso, possui uma resistência térmica e elétrica muitoelevadas, sendo um material incombustível.
As fibras constituintes do amianto estão dispostas em feixes, que por sua vez, são constituídos por fribras extremamente finas e longas que podem ser separadas umas das outros, tendendo a formar um pó de particulas muito pequenas e finas.

2.1 MINERAIS ASBESTIFORMES

Os seis minerais asbestiformes pertencem a dois grupos principais:
• Grupo daserpentina:
o Crisótilo.
• Grupo das anfíbolas:
o Crocidolite;
o Amosite;
o Antofilite asbestiforme;
o Tremolite asbestiforme;
o Actinolite asbestiforme;
As fibras de crisótilo são enroladas enquanto que as fibras de asbesto de anfíbolas são cilíndricas.
Os vários minerais do grupo das anfíbolas diferem uns dos outros nosteores de cálcio, magnésio, sódio e ferro neles contidos. Tanto os minerais do grupo da serpentina como os do grupo das anfíbolas ocorrem em variedades fibrosas e não fibrosas, sendo as variedades fibrosas designadas asbesto. Têm sido identificadas variedades asbestiformes de várias outras anfíbolas.

3 aplicações

Usado na antiguidade em mechas de lanternas, a resistência do asbesto...
tracking img