agdsygadais

692 palavras 3 páginas
Atividade de Biologia

Exercícios módulos 45 á 55, Frente 1

Nome: Larissa Santos de Andrade nº: 11
2º ano A Data: 05/12/2013

Módulo 45
1- A
2- A
3- C
4- E
5- A

Módulo 46
1- C
2- E
3- D
4- C
5- A ornitina transforma a amônia, que é muito tóxica, em ureia, que é menos tóxica e pode ser excretada com menor consumo de água, permitindo a adaptação à vida terrestre.

Módulo 47
1- a) Respectivamente, C e A. Os maratonistas apresentam grande quantidade de fibras do tipo I, que permitem a elevada resistência em competições de longos percursos. Os velocistas apresentam, principalmente, fibras do tipo II, que são muito eficazes nos esportes de elevada intensidade e de curta duração. b) Deve-se ao acúmulo de ácido lático no músculo. Na ausência de treinamento físico adequado, o transporte sanguíneo de oxigênio ao músculo pode ficar prejudicado, facilitando a transformação de ácido pirúvico em ácido lático.
2- Representa um miômero, unidade muscular.
3- B
4- a) actina e miosina. b) aumento da potência e frequência cardíacas. c) artéria aorta.
5- D

Módulo 48
1- C
2- A

3- B
4- E
5- a) Velocista: II. B; maratonista: I. b) Na fibra do tipo I, há um maior número de mitocôndrias, onde ocorrem o ciclo de Krebs e a cadeia transportadora de elétrons, que fornecem o ATP (energia) para uma atividade física de longa duração e de pequena intensidade, como a maratona.

Módulo 49
1- B
2- D
3- C
4- a) Os impulsos nervosos propagam-se no sentido de II para I. b) A transmissão do impulso na sinapse é feita por neurotransmissores. c) Os neurotransmissores são secretados pelas terminações do axônio.

Módulo 50
1- O alvo do inseticida é o sistema nervoso da barata. A acetilcolina é um neuro-hormônio que atua na transmissão do impulso na sinapse. Após a transmissão do impulso, ocorre a destruição desse neurotransmissor.Como o inseticida

Relacionados