Afrodescendes - religiosidade

748 palavras 3 páginas
Texto Didático: 3º ano do ensino médio

Religiões africanas e afrodescendentes
Estão dentro da categoria afro-brasileiras todas as religiões originárias da África trazidas para o Brasil. São muitas: Quimbanda, Babaçuê, Batuque, Cabula, Xambá, Xangô do Nordeste, Umbanda, Candomblé, entre outras. De todas elas, o Candomblé e a Umbanda são as únicas praticadas em todo o Brasil. As outras são manifestadas apenas em determinados estados.
Uma nova interpretação do candomblé é feita através do saber etnográfico nele registrado. Como exemplo o candomblé tido como puro no nordeste (praticado por negros africanos e descendentes) indo para o sudeste é visto como sincrético, pois é praticado por brancos e mulatos. Temos o uso que seria legítimo e ilegítimo do livro. No primeiro caso temos o livro criado pelo candomblé (que seria o candomblé puro e o livro puro) e no segundo caso um candomblé criado pelo livro (sendo os dois impuros).

http://www.girafamania.com.br/tudo/religiao_candomble.html
Nesse sentido, o candomblé tem o estigma de ser uma religião superior por ser mais pura e não possuir tanto sincretismo como a umbanda. Por outro lado as etnografias contribuem para a generalização e valorização dessa tradição religiosa a qual se refere.
O zelador (pai-de-santo) que talvez não possa ir até a África, tem através dos livros essa possibilidade de reformar sua religião. Ocorre também o inverso, pois o processo de reafricanização faz parte da história da África, onde são feitas viagens por negros e descendentes até suas terras de origem.
As religiões afro-brasileiras estão sempre buscando o equilíbrio entre a natureza e os deuses. Na cultura Nagô a vida é uma constante corrida pela restauração desse equilíbrio através de negociações e trocas. Umas das explicações do mundo segundo a cultura Nagô diz que Olorum resolveu separar o mundo dos Ara Orum (seres encantados) do mundo dos Ara Aiê (seres vivos), atribuindo funções aos diversos Orixás, funções essas

Relacionados