Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Barroco no Brasil

O barroco desenvolveu-se no Brasil durante o século XVIII á XIX. O barroco brasileiro é voltado para a religião católica, varias igrejas foram construídas seguindo esses princípios no país, mas além de igreja há também outros edifícios civis como cadeias, câmaras municipais, moradias de pessoas ilustres e chafarizes que apresentam nítidas características barrocas.
Duaslinhas caracterizam o estilo barroco brasileiro. Nas regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração, encontramos igrejas com trabalhos em relevo feitos em madeira. É o caso das construções barrocas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Já as regiões onde não existia, nem açúcar nem ouro, a arquitetura teve outra feição. As igreja apresentam talhas modernas e trabalhosrealizados por artistas menos experientes e famosos do que os que viviam nas regiões mais ricas da época.
Na segunda metade do século XVII, Salvador era o centro econômico da região mais rica do Brasil e também a capital do Brasil. Aí encontramos igrejas riquíssimas como a de São Francisco.
O Rio de Janeiro só viria a ter destaque econômico e cultural com o início da extração do ouro em MinasGerais, no século XVIII. Com seu porto a cidade passou a centro de intercâmbio entre a região da mineração em Portugal. Em 1763, tornou-se a nova capital do país. A partir daí, foram erguidas muitas construções. A escultura barroca do Rio contou com artistas portugueses e com um brasileiro em especial: Mestre Valentin, tão respeitado quanto Antônio Francisco Lisboa, nosso artista barroco maisconhecido e admirado. As obras mais preservadas de mestre Valentin são as igrejas as Ordem Terceira do Carmo, a de São Francisco de Paula e a de Santa Cruz dos Militares.
No século XVIII, Recife cresceu economicamente e esse crescimento fez dela um importante centro de negócios e provocou o desenvolvimento da cidade. Lá podemos citar algumas construções como a igreja de São Pedro dos Clérigos, cujasobras foram iniciadas em 1728 e foram finalizadas em 1782, ela apresenta externa e internamente alguns aspectos arquitetônicos que chamam atenção do estudioso da arquitetura colonial brasileira.
No Rio de Janeiro podemos encontrar algumas construções, como o mosteiro de São Bento, o convento de Santo Antônio e o Colégio dos Jesuítas.
Os moradores de São Paulo, fundada na metade do século XVI,não conheceram o desenvolvimento econômico vivido por outras regiões da colônia. Por isso, no século XVII, quando chegaram as informações de que havia ouro em Minas Gerais, os paulistas suas famosas bandeiras e introduziram-se nas atividades de mineração.
A igreja de Nossa Senhora da Luz, começou a ser construída por volta de 1600. Apesar de ter passado por várias reconstruções até ganhar espaçoque tem hoje, é um dos poucos edifícios da cidade que ainda conserva o espaço o aspecto da arquitetura colonial de São Paulo.

A influencia da missão artística francesa

Em 1807, o príncipe regente de Portugal, Dom João, encurralado e com medo de ser preso, fugiu com a família real para terras brasileiras. Foi assim que o país passou a receber forte influenciacultural europeia. A partir de 1815,com a queda de Napoleão, os laços entre Portugal e França são retomados. Um ano depois, desembarcaram no Rio de Janeiro, um grupo de artistas franceses, liderados por Joachim Lebreton. Neste grupo encontravam-se artistas como Debret, Nicolas Taunay, Auguste Marie Taunay, Grandjean de Montigny e Charles- Simon Pradier.
A origem da Missão Artística Francesa é incerta e até hoje, muitos se dividemquanto a duas versões.
Na primeira teoria acredita-se que o conde de Barca teve a ideia de lançar uma Instituição de artes visuais na nova capital do reinado, o Rio de Janeiro, e então sugere isto para Dom João que aceita e pede para o representante do governo lusitano na França, o marquês de Marialva, contratar um grupo de artistas. Desta forma, o representante chega até Lebreton que se...
tracking img