Africanidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana: Contribuições para o trabalho em Geografia

João Stresser Cardoso RESUMO Desde a promulgação da Lei Nº 10.639 os professores tem a incumbência de tratar em suas aulas a temática africana e afrodescendente. Este trabalho procurou criar um conjunto de materiais didáticos que podem servir para os professores de geografia subsidiar as suas aulas dentroda temática africana e afrodescendente, onde se nota a ausência destes. Para tanto se procurou por meio de uma ferramenta disponibilizada pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná, conhecido como OAC (Objeto de Aprendizagem Colaborativo) organizar essa coletânea, tanto na organização de todos os materiais necessários, quanto na análise e experimentação deste OAC. Utilizou-se um curso online chamado de – GTR – Grupo de Trabalho em Rede – o qual foi muito importante para avaliar a necessidade desta temática, bem como a organização de materiais. Palavras chaves: Educação. Responsabilidade social. Relações interétnicas. ABSTRACT Since the promulgation of the Law number 10,639 professors have had the incumbency to deal in their lessons the thematic African and Afrodescendente. This waydeveloped this work, which looked for creating a set of didactic materials that served for the geography professors to subsidize in their lessons of the thematic African and afrodescendente, where it has been noticed the absence of these, threfore it looked for through a tool available by Secretariat of Education of State of Parana known as OAC - Object of Collaboration Learning - to organize thiscollection , as much in the organization as in the analysis and experimentation of this OAC, a course was used on line called - GTR - Work group in Net - that it was very important to evaluate the necessity of this thematic and the organization of materials. Keys words: Education. Social Responsability. Interetnics relacions.

INTRODUÇÃO Durante muito tempo a cultura Africana e Afro-Brasileiraficou um tanto oculta dos nossos conteúdos disciplinares, colocando de forma secundária as contribuições dadas por esses grupos étnicos para a formação cultural do nosso país. Como forma de reparar esse grave erro histórico, a lei federal número 10.639, previu a obrigatoriedade dessa temática em todas as disciplinas. Logo em seguida no ano de 2008, uma nova lei federal de número 11.645/08resolveu incorporar a temática indígena à mesma condição legal que a africana e afrodescendente. A partir deste momento os professores de Geografia vêem-se em um problema de como e de onde encontrar materiais para subsidiar suas as aulas. Vendo essa situação o presente trabalho propõe-se a contribuir com a área da Geografia para tentar organizar materiais que possam auxiliar os professores neste tema.Por que agora sabemos o quanto a geografia pode contribuir nesse campo, um interessante trabalho está sendo realizado pelo professor Rafael Sanzio Araújo dos Anjos (2006, p. 53), que aponta a nossa disciplina como de fundamental importância no entendimento destas questões:
A geografia é a ciência do território e este componente fundamental, a terra, ou o terreiro num sentido mais amplo, continuasendo o melhor instrumento de observação do que aconteceu, porque apresenta as marcas da historicidade espacial; do que está acontecendo, isto é, tem registrado os agentes que atuam na configuração geográfica atual e o que pode acontecer, ou seja, é possível capturar as linhas de forças da dinâmica territorial e apontar as possibilidades da estrutura do espaço no futuro próximo. Não podemos perderde vista que é a geografia que tem o compromisso de tornar o mundo e suas dinâmicas compreensíveis para a sociedade, de dar explicações para as transformações territoriais e apontar soluções para uma melhor organização do espaço. A geografia é, portanto, uma disciplina fundamental na formação da cidadania do povo brasileiro, que apresenta uma heterogeneidade singular na sua composição étnica,...
tracking img