Africanidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1
1.1. OBJETIVO GERAL 2
1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3
1.3. JUSTIFICATIVA 3
1.4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 4
2. RECURSOS DIDÁTICOS 6
3. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 7
4. CRONOGRAMA ORÇAMENTÁRIO 8
5. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 9




























1. INTRODUÇÃO
Trabalhar a cultura Afro-Brasileira no contexto atual ébuscar relacionar as praticas e costumes que perduram no decorrer do processo histórico da África, tendo uma forte influência na cultura brasileira do século XXI. Cabe ao Estado promover e incentivar políticas de reparações, no que cumpre ao disposto na Constituição Federal, Art. 205, que assinala o dever do Estado de garantir indistintamente, por meio da educação, iguais direitos para o plenodesenvolvimento de todos e de cada um, enquanto pessoa, cidadão ou profissional. Sem a intervenção do Estado, os postos à margem, entre eles os afro-brasileiros, dificilmente, e as estatísticas o mostram sem deixar dúvidas, romperão o sistema que agrava desigualdades e gera injustiça, ao reger-se por critérios de exclusão, fundados em preconceitos e manutenção de privilégios para os sempreprivilegiados.
Na área da educação, à demanda da população afrodescendente é muito grande, e deve contar com o apoio de políticas de ações afirmativas, isto é, de políticas de reparações, e de reconhecimento e valorização de sua história, cultura, identidade. Trata, ele, de política curricular, fundada em dimensões históricas, sociais, antropológicas oriundas da realidade brasileira, e buscacombater o racismo e as discriminações que atingem particularmente os negros.
Nesta perspectiva, propõe à divulgação e produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial - descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos - para interagirem na construção de uma naçãodemocrática, em que todos, igualmente, tenham seus direitos garantidos e sua identidade valorizada.
Dessa maneira, a escola tem o papel de orientar e deve ser vista como uma instituição unica, com os mesmos sentidos e objetivos, tendo como função garantir a todos o acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente acumulados pelo individuo. Sendo assim, ensinar torna-se transmitir esse conhecimentoacumulado e aprender se torna assimilá-lo. Uma troca constante de informações e valore culturais, para que haja o respeito e a valorização das mais variadas manifestações culturais que nos cercam.





1 OBJETIVO GERAL

Despertar o valor da africanidade brasileira em suas manifestações relacionadas a arte, esportes, culinária, língua, religião, como elementos de formação da cidadania,conhecendo, respeitando e resgatando a cultura afro em toda sua magnitude.


1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
▪ Identificar tempo e espaço da origem dos grupos africanos que vieram para o Brasil;
▪ Perceber os diferentes tipos de religiões, costumes e línguas;
▪ Reconhecer o papel do negro na definição e na defesa do território, os Quilombos rurais e urbanos, o negro na periferia e naquestão da posse de terras;
▪ Discutir e conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas, musicais, religiosas etc.;
▪ Reconhecer na música e no vocabulário as manifestações culturais presentes em nossa cidade;
▪ Identificar a localização atual dos grupos afroque permaneceram e continuam a propagar sua cultura e religiosidade;
▪ Estudar a gastronomia e os costumes culinários presentes também em nossa sociedade;
▪ Realizar atividades expositivas de pinturas e desenhos geométricos produzidos pelos alunos;
▪ Analisar as diversidades culturais como: danças típicas da influência afra, em seus movimentos corporais;
▪ Romper com o modelo...
tracking img