Africa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apartheid
Adotada legalmente em 1948 na África do Sul, Apartheid é uma palavra de origem africana que é utilizada para denominar um regime onde os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separadamente, de acordo com regras que os impediam de exercer sua cidadania. Na lingua portuguesa, pode-se se direcionar a esse acontecimento pelas traduções mais apropriadas quesao: segragação racial ou política de segregação racial. Não eram apenas restriçoes sociais, eram restriçoes pela força da lei. Não-brancos eram, por exemplo, excluídos do governo nacional e não podiam votar exceto em eleições para instituições segregadas que não tinham qualquer poder.
Em 10 de Março de 1994, Nelson Mandela fez o juramento como presidente da África do Sul e, dentre suas primeirasações foi criada a Comissão Verdade e Reconciliação, sendo assim reescrita a Constituição. Na eleição multi-racial seguinte, o ANC de Mandela ganhou com larga margem, definitivamente terminando com o regime apartheid.
Entretanto, a Africa do Sul pode vir a ser prejudicada por muitos anos devido as desigualdades socio-economicas promovitas e sustentadas pelo acontecimento apartheid.
As máscarasafricanas
A utilização de máscaras em cerimoniais é prática comum há milhares de anos na Africa. As máscaras são de fundamental importância nos rituais, sejam de iniciação, de passagem, ou de evocação de entidades espirituais. As máscaras apresentam-se, também, como elementos de afirmação étnica, expondo características de cada grupo. Assim, existe uma grande diversidade de formas e técnicas deconfecção.

Normalmente, a máscara é apenas um dos elementos utilizados nas cerimônias e rituais, havendo a combinação com outras manifestações, como dança, música e instrumentos musicais.
Mas se no passado era prática generalizada, o uso de máscaras rituais teve um enorme declínio nas últimas décadas. Entretanto, a manufatura e o emprego deste objetos continua sendo um aspecto fundamental naidentidade de vários grupos étnicos africanos. Por isso, já existem pessoas que trabalham pela preservação deste hábito milenar.

A máscaras são empregadas, basicamente, em eventos sociais e religiosos. Além de representarem os espíritos ancestrais, em alguns casos objetivam o controle de forças espirituais das comunidades para um determinado fim, sejam estas forças benéficas ou malignas

EconomiaAfricana
Apesar de um continente com recursos naturais abundantes (como o minério, a madeira e o petróleo), a economia africana apresenta uma atividade comercial com outros países extremamente difícil. A precariedade na infra-estrutura, a instabilidade no governo, a corrupção, e o impacto da AIDS na população economicamente ativa, acabam por inviabilizar as relações comercias entre o continente eo resto do mundo, tornando a agropecuária a maior fonte de renda de mais da metade de todos os africanos.

A corrupção, uma das maiores causas do não investimento no continente, é conseqüentemente muito alta nesses países. Dos vinte países mais corruptos do mundo, oito são africanos, segundo a Transparência Internacional.

Um terço de toda a ajuda dada por países no mundo, são para a África(de acordo com a OCDE).Entretanto, dessa ajuda, é cobrado do pais que a recebe, a implementação de determinada política, para comprar bens e serviços do país doador.
A economia africana apesar de apresentar muitas dificuldades, atualmente vem crescendo muito. Estima-se que Angola cresceu 15% no ano passado, e o continente como um todo, 5%. Uma explicação para isso, é a alta nos preços de produtoscomo o petróleo e o minério, que tiveram seus preços aumentados 90 e 70 por cento respectivamente .
Africa aos extremos
É interessante notar que na África há um paradoxo entre a pobreza do povo e a riqueza da terra. Ao mesmo tempo em que o continente concentra os piores índices de desenvolvimento humano, também tem reservas de extraordinárias riquezas naturais, como o petróleo, diamante,...
tracking img