Africa meridional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
África Meridional

África do Sul
A África do Sul é um país da região Meridional da África. 

Em 1910 foi criada a União Sul-Africana pela sentença do Domínio do Império Britânico, que reuniu as antigas colônias do Cabo, Natal, Orange e Transvaal. A União Africana sempre deu mais vantagens para a população dessas nações em relação aos negros, indianos e mestiços que eram cada vez maisexplorados. 

As estatísticas mostram que a África do Sul é um país subdesenvolvido, e que sofre muito com a desigualdade e com problemas sociais. A expectativa de vida do país é de 58 anos, a mortalidade infantil atinge a média de 5,9%, e o IDH é 0,658. 

A população da África do Sul é formada principalmente pelos negros, porém há a presença de mestiços, asiáticos e brancos. 

Os recursos mineraisfazem do país um dos maiores produtores de diamantes, manganês, ferro, urânio, carvão e grande destaque para o ouro. 
O PIB do país está baseado na produção mineral, no setor industrial e principalmente no setor comercial. 

O Apartheid 

O Apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis no mundo. Ele aconteceu na África do Sul de 1948 até 1990 e durante todo esse tempo esteveligado à política do país. A antiga Constituição sul - africana incluía artigos onde era clara a discriminação racial entre os cidadãos, mesmo os negros sendo a maioria na população. 

Em 1487, quando o navegador português Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, os europeus chegaram à região da África do Sul. Nos anos seguintes, a região foi povoada por holandeses, franceses, ingleses ealemães. Os descendentes dessa minoria branca começaram a criar leis, no começo do século XX, que garantiam o seu poder sobre a população negra. Essa política de segregação racial, o apartheid, ganhou força e foi oficializado em 1948, quando o Partido Nacional, dos brancos, assumiu o poder. 

O Apartheid, atingia a habitação, o emprego, a educação e os serviços públicos, pois os negros não podiam serproprietários de terras, não tinham direito de participação na política e eram obrigados a viver em zonas residenciais separadas das zonas dos brancos. Os casamentos e relações sexuais entre pessoas de raças diferentes eram ilegais. Os negros geralmente trabalhavam nas minas, comandados por capatazes brancos e viviam em guetos miseráveis e superpovoados. 

Para lutar contra essas injustiças, osnegros acionaram o Congresso Nacional Africano, uma organização negra clandestina, que tinha como líder Nelson Mandela. Após o massacre de Sharpeville, o Congresso Nacional Africano optou pela luta armada contra o governo branco, o que fez com que Nelson Mandela fosse preso em 1962 e condenado à prisão perpétua. A partir daí, o apartheid tornou-se ainda mais forte e violento, chegando ao ponto dedefinir territórios tribais chamados Bantustões, onde os negros eram distribuídos em grupos e ficavam amontoados nessas regiões. 

Com o fim do império português na África em 1975, lentamente começaram os avanços para acabar com o apartheid. A comunidade internacional e a Organização das Nações Unidas (ONU) faziam pressão pelo fim da segregação racial. Em 1991, o então presidente Frederick deKlerk condenou oficialmente o apartheid e libertou líderes políticos, entre eles Nelson Mandela. 

A partir daí, outras conquistas foram obtidas, o Congresso Nacional Africano foi legalizado, De Klerk e Mandela receberam o Prêmio Nobel da Paz em 1993, uma nova Constituição não - racial passou a vigorar, os negros adquiriram direito ao voto e em 1994 foram realizadas as primeiras eleiçõesmultirraciais na África do Sul e Nelson Mandela se tornou presidente da África do Sul. 

O regime de segregação racial (apartheid) sul-africano, iniciado em 1948, termina oficialmente com a primeira eleição multirracial do país, em 1994. No entanto, deixa uma pesada herança no país, ainda marcado pelo "apartheid social". O padrão de vida é bastante desigual quando se trata de brancos e negros, e as...
tracking img