Bases da massoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
www.mandalacursos.com.br

Bases da Massoterapia

Conteúdo
Apresentação 3
INTRODUÇÃO 3
MASSAGEM, PASSADO E PRESENTE 4
A LINGUAGEM DO CONTATO 4
A Importância da compreensão da Base da Fisiologia e Anatomia 5
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL 5
PRINCIPAIS SISTEMAS DO CORPO HUMANO, ÓRGÃOS REPRESENTATIVOS E SUAS FUNÇÕES 6
O sistema esquelético 8
O sistema muscular 9
E SistemaTegumentar: 10
INDICAÇÕES E CONTRA INDICAÇÕES DA MASSAGEM 10
Ficha de anamnese 13
SEQUÊNCIA BÁSICA DE MASSAGEM 14
Termos relativos à posição: 15
Termos relativos à direção e à localização 15
Termos de seções dos planos anatômicos; 15
PARTES DO CORPO E A FUNCIONALIDADE DA MASSAGEM 16
O USO CORRETO DAS MÃOS 19
REGIÕES ANATÔMICAS DAS MÃOS 19
MANOBRAS BÁSICAS DE MASSAGEM 20EFEITOS DA MASSAGEM 24
MASSAGEM NOS ESPORTES 26
MÚCULOS AGONISTAS E ANTAGONISTAS 27
EXERCÍCIOS ISOMÉTRICOS 28
EXERCÍCIOS ISOTÔNICOS 28
INFORMAÇÕES ÚTEIS 28

Apresentação

Completando dez anos de massagem, me sinto apta á passar o básico a que me propus nesta apostila. Feita para o profissional que quer aprimorar ou mesmo para quem quer aprender uma profissão nova.
Trabalhando com váriosprofissionais percebi como há uma deficiência no conhecimento básico da massoterapia, ou porque deixou cair em desuso os termos básicos e ou até mesmo questões de cuidados anatômicos para com partes sensíveis, porém ficariam pesadas as informações se eu tivesse que colocar todos os cuidados que percebi ao longo dos anos que profissionais ditos formados esquecem-se de se atentar.
Reveja ostermos, os sistemas do corpo humano, atente-se ao tecido que esta tocando a sensibilidade do massageado e nunca se esqueça de você! Suas mãos são ferramentas que farão a ligação com o ”ser” tocado, para que você possa sentir as necessidades do corpo tocado e decidir a melhor forma de tocar e tratar, sem prejudicar sua postura e sua integridade, seja física ou moral.
Em nosso site você vai encontrar osmódulos obrigatórios para concluir o curso de Bases da Massoterapia, entre eles o de Ética profissional, que apesar de não ser requisito de conhecimento final, é interessante que o leia com atenção, talvez esse seja um diferencial para quem quer se destacar nessa profissão tão mal interpretada por muitos.
Boa sorte!
Claudia Braga

Bases da Massoterapia

INTRODUÇÃO

Tocar significaconectar-se, ou seja, relacionar-se.
O ato de tocar é de importância vital.
O contato inspira confiança, transmite calor, prazer, conforto e renova a vitalidade. O contato nos diz que não estamos sós.

MASSAGEM, PASSADO E PRESENTE.
Durante milhares de anos, alguma forma de massagem, ou de superposição das mãos, tem sido utilizada com o objetivo de melhorar e aliviar os enfermos. Para os antigosmédicos gregos e romanos, a massagem era um dos principais meios de aliviar a dor. No início do século V a.C., Hipócrates – o “pai da medicina” – escreveu: “O médico deve ter experiência em muitas coisas, mas certamente deve ter habilidade na fricção... Porque a fricção pode unir uma junta que está com demasiada folga e afrouxar uma junta que está demasiadamente rígida”.
Plínio, o famosonaturalista romano, era regularmente submetido a fricções para aliviar sua asma; e Júlio César, que sofria de epilepsia, tinha seu corpo todo submetido a beliscões para aliviar sua neuralgia e suas dores de cabeça. Depois da queda de Roma no século V d.C., houve pouco progresso, no âmbito das terapias, na Europa de então; assim, coube aos árabes o estudo e o desenvolvimento dos ensinamentos do mundoclássico.
Durante a idade média, na Europa pouco se falou da massagem. Mas essa arte foi revivida no século XVI, principalmente em decorrência da obra de Ambroise Paré, que transcreveu e publicou uma literatura antiga sobre fricções junto com sua própria aplicação específica para pacientes cirúrgicos. Seu trabalho foi reconhecido e a terminologia francesa para as técnicas específicas de massagem são...
tracking img