Afo ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO, p.4
2 DECISÕES DE FINANCIAMENTO DE CURTO PRAZO, p.5
3 CONTAS CONTABÉIS REPRESENTATIVAS DAS CEDISÕES DE FINANCIAMENTO DE CURTO PRAZO, p.7
4 O SIGNIFICADO DO CAPITAL DE GIRO PARA AS OPERAÇÕES DE UMA EMPRESA, p.8
5 CICLO DE CAIXA OU FINANCEIRO E CICLO OPERACIONAL, p.9
6 EFEITOS DO ALONGAMENTO DOS PRAZOS DE PAGAMENTO, p.10
7 PRINCIPAIS FONTES DE FINANCIAMENTO DE CURTOPRAZO UTILIZADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS, p.11

1 INTRODUÇÃO

O planejamento financeiro estabelece as diretrizes e metas a serem alcançadas em um determinado período, de forma a possibilitar não apenas uma análise mais consistente quanto às decisões de financiamento e investimento de capital, mas a visualização de situações adversas e a oportunidade de adoção de medidas corretivas, tão logosejam necessárias. Dessa forma, podemos admitir a sua importância como uma ferramenta imprescindível ao desenvolvimento da organização, principalmente no tocante à tomada de decisão gerencial.
No cenário altamente competitivo e economicamente incerto em que as organizações atuam, a inexistência de planejamento financeiro torna-se uma causa crucial da falência de inúmeras empresas, haja vista queo aumento do poder competitivo e da capacidade produtiva de uma empresa depende, inevitavelmente, de sua saúde financeira e da imagem perante os investidores.
O planejamento financeiro de curto prazo especifica as ações financeiras da empresa em curto prazo, buscando a previsão do resultado dessas ações, possibilitando, assim, aos administradores financeiros, uma poderosa ferramenta para atomada de decisões e a possibilidade do aumento do valor de mercado do capital dos proprietários, objetivo este que o administrador financeiro deve perseguir, obtendo um grande conhecimento sobre a área, razão na qual se concentra este estudo.
A sobrevivência e o desenvolvimento de toda e qualquer organização estão fundamentalmente ligados ao eficaz gerenciamento dos recursos financeiros. Por meio doplanejamento a empresa pode coordenar e controlar melhor suas ações e para a consecução das suas metas e objetivos.


2 DECISÕES DE FINANCIAMENTO DE CURTO PRAZO

A gestão do fundo de maneio, cujo conceito e métodos de cálculo foram estudados na disciplina de Análise financeira. O fundo de maneio é gerido através de decisões financeiras que modificam a relação entre os seus componentes. Aosaumentos do valor do ativo circulante em relação às dívidas em curto prazo, corresponde um acréscimo do fundo de maneio, enquanto a situação contrária se traduz numa redução. A opção por qualquer uma das situações descritas afeta a rendibilidade e o risco das empresas. A redução do fundo de maneio através da substituição de dívidas de curto por dívidas de médio e longo prazo contribui de formanegativa para a rendibilidade, porque as segundas suportam taxas de juro mais elevadas, mas reduz o risco, na medida em que não exige de imediato o pagamento dos encargos e o reembolso do capital. Em síntese, o problema da gestão do fundo de maneio está relacionado com o objetivo geral das decisões financeiras, que se traduz na maximização da rendibilidade e na minimização do risco.
O risco podeser reduzido através da escolha das fontes de financiamento mais adequadas. Este objetivo só é atingido quando são conhecidas as características específicas das principais fontes de financiamento de curto prazo. Entre estas fontes de financiamento consideram-se os empréstimos bancários e o papel comercial, os fornecedores, os adiantamentos de clientes, as garantias e o crédito do estado. Pelaimportância que os empréstimos bancários assumem para a gestão corrente das empresas são estudadas diversas modalidades como os descobertos bancários, o desconto de facturas, o desconto de warrants, os créditos documentários, as garantias bancárias e o desconto de títulos, que inclui o desconto de livranças, o crédito por desconto ao cedente, o crédito por desconto ao fornecedor e o crédito por...
tracking img