Afetividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Projeto de Pesquisa e seus Passos
Lúcia Santaela

Toda pesquisa começa pela elaboração de seu projeto. Tudo deve ser planejado, elaborado. O projeto é como uma “radiografia” antecipada da pesquisa. A pesquisa contem os passos dados pela pesquisa. Não se deve fechar para o inesperado, para o novo, para a criatividade.
“Projetar significa, portanto, antever e metodizar as etapas oufases para a operacionalização de um trabalho” ( Santaella, 2001, p. 151).
O Projeto de Pesquisa precisa ser flexível quando o pesquisador descobrir possíveis e necessárias mudanças em seu objeto. O projeto é uma etapa na pesquisa, ele é um guia para a execução da pesquisa.

1. Questões de um Projeto

a) Escolha de um tema,
b) Coleta de informações preliminares,c) Delimitação do problema
d) Justificativa
e) Objetivos
f) Levantamento das hipóteses,
g) Referencial teórico
h) Coleta dos dados/análise/interpretação
i) Cronograma.

Perguntas clássicas que um projeto deve enfrentar:

O quê?
Por quê
Para quem?
Onde?
Como?
Com quê?Quanto tempo?

O que será pesquisado?
Por que a pesquisa é necessária?
Como será pesquisado?
Que recursos humanos, intelectuais, bibliográficos,
Técnicos, instrumentais e financeiros serão mobilizados?
Em que período?

Tema: estudos preliminares, leituras bibliográficas, visitas a locais específicos, discussões com especialistas e colegas,revisão bibliográfica. O tema não é ainda um problema. O problema é a questão fundamental de toda a pesquisa. Ele precisa ser recortado, delimitado, formulado.

Revisão bibliográfica: trabalhos já publicados em relação ao problema que a pesquisa propõe. É nesse momento que a argumentação sobre a relevância do trabalho se constitui. Verificar se já não existe outro pesquisador realizando a mesmapesquisa.

Definição dos objetivos: que fins a pesquisa visa atingir? Quais são os aspectos que o problema envolve e que sua solução resultará no tocante a cada um desses aspectos?

Formulação das hipóteses: são suposições de respostas para o problema proposto. As hipóteses direcionam a pesquisa. É o que a pesquisa comprovará ou não.

Quadro teórico: toda hipótese pressupõe um quadroteórico de referência.

Método: são os procedimentos de raciocínio e analíticos mais amplos. É aqui que surge a necessidade de responder se a pesquisa será teórica ou aplicada, histórica ou tipológica, crítica ou sistêmica, empírica com trabalho de campo ou de laboratório etc.

“Tendo o problema em mente, o pesquisador deve se perguntar:
Como e com que meios poderei resolvê-lo?”“

O métodosinaliza o caminho a ser percorrido para comprovar
Sua hipótese

Cronograma: indicação das etapas a serem cumpridas em cada período
Lista bibliográfica preliminar: envolve duas partes, uma já consultada e outra a ser consultada no decorrer da pesquisa.

2 – A Escolha do Tema:
Ele é sempre algo que nos fisga. Ele nasce de um desejo obscuro. A indefinição inicial de um tema é normal. Os estudospreliminares ajudam na definição do tema.

3 – Estudos Preliminares:
Por onde começar? Buscando informações sobre o tema, seja de ordem factual, seja de ordem teórica.... Em que área ou sub-área do conhecimento nosso tema se situa para que possamos determinar os fundamentos teóricos que lhe servem de base....?
Ir para biblioteca ler sobre o assunto: enciclopédias, livros, periódicos, catálogos,teses, dissertações, jornais, vídeos, bancos de dados = levantamento bibliográfico.
Diálogo com especialistas. Panorama de fundo.

3.1 O Pré-Projeto:
“O anteprojeto é assim uma primeira proposta de sistematização para ser testada, modificada e aperfeiçoada....”(Santaella: 2001, p. 161). É o momento de partida onde o pensamento sintetiza tudo ao mesmo tempo.

4 A Elaboração do Projeto:...
tracking img