Advergames

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Advergames – uma nova forma de mídia publicitária

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a criação de jogos com o intuito de divulgar uma marca e a sua relação com o consumidor, através de novasformas de comunicação, conhecida como Advergames.

O surgimento de novas tecnologias, jogos com gráficos cada vez mais reais e a interatividade propiciaram o aparecimento de uma nova modalidade dedivulgação da marca.

O conceito de advergames está associado a uma linguagem que faz uso de jogos eletrônicos para promover uma marca, produto ou serviço, com o objetivo de atingir o consumidor deuma forma menos agressiva e mais divertida criando um vínculo e fidelidade do jogador com o produto, tendo o seu custo baixo, um alto índice de resultados, entre outras abordagens onde o maisimportante é fazer menção da sua marca, chamando a atenção e criando uma interatividade entre os dois. O advergame tem como principal característica utilizar ferramentas do cotidiano para desenvolver anarrativa e o jogo. Este importante segmento é uma das grandes tendências em mídia publicitária e que vem atraindo os olhares de grandes empresas atualmente.

Segundo Bogost (2007), os jogos são umfenômeno de integração onde podem ser meios eficientes de persuasão, branding, educação e comunicação. Pode-se dizer que ajudam a espalhar mensagens com maior intensidade. Os advergames normalmente podemser jogos em flash em hotsites, ou games criados para plataformas, como celulares ou smartphones. Possibilitam a divulgação da marca e a maior lembrança na mente do público (top of mind).

Omerchandising mais clássico que pode ser encontrado é personagens interagindo com a própria marca. É muito semelhante ao merchandising que os consumidores já estão acostumados a notar na TV ou no cinema, sóque mais sutil. A forma como a marca é exposta para o consumidor é diferente dos outros meios de comunicação. Ao contrário das mídias convencionais que interrompem o consumidor, nos games é o próprio...
tracking img