Adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A adolescência caracteriza-se por transformações orgânicas, emocionais, intelectuais e sociais inerentes ao processo de desenvolvimento humano. Tem início a partir dos 10 anos, as primeiras transformações corporais, relativamente fáceis de se observar. Este período é denominado puberdade e é considerado a primeira etapa da adolescência. Em uma etapa média o jovem costuma ter muita identificaçãocom o grupo e, frequentemente tende a testar seus próprios limites. Ao final da adolescência, o jovem busca uma definição quanto a seu futuro, buscando uma profissão ou planejando estudos. Actualmente, milhões de jovens passam por dificuldades típicas da transição da infância para a vida adulta, em muito agravadas pelo contexto social, económico e cultural. Essas dificuldades diferem conformetrata-se da adolescência inicial (10 - 14 anos), adolescência média (15 - 17 anos) ou adolescência tardia (17 - 20 anos).

Dificuldades da Adolescência Inicial

As transformações do corpo geram intensa angústia no jovem, tanto por não saber como irá ficar como pelas pressões da mídia quanto ao “corpo ideal”. Por mais bem informado que o jovem esteja acerca das modificaçõesanatómicas e fisiológicas, há um forte sentimento de inadequação. Em geral esse sentimento é passageiro embora cause sofrimento. No entanto, se for muito intenso, pode levar à depressão. Cabe aos pais a observação atenta para as tendências ao isolamento e aos comportamentos anti-sociais ou autodestrutivos dos filhos.

Dificuldades da Adolescência Média

Desafiar passa a ser o lema: ojovem necessita pertencer a um mundo próprio, com plena identificação junto ao grupo e seguir determinados líderes (desde que estes não sejam representantes típicos do mundo adulto). É necessário ter vínculo com o grupo para que, ao compartilhar suas idéias junto a amigos com características semelhantes, sedimente sua própria identidade. São problemas comuns: sentimentos de inferioridade,descontentamento com a escola, timidez, medos específicos variados, dificuldades em estabelecer amizades ou casos amorosos e questões relacionadas à sexualidade. Com frequência, o jovem tende a compensar os sentimentos de inferioridade por meio dos riscos a que se expõe, sem se dar conta dos perigos reais. Dependendo do grupo de escolha, assumir riscos pode significar cometer delitos mais ou menos graves. Ossentimentos de inadequação exacerbados podem levar ao uso de drogas, à sexualidade promíscua e a diversos tipos de distúrbios afectivos, como: depressão, síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo, transtornos alimentares.

Dificuldades da Adolescência Tardia
Em geral, no final da adolescência, a identidade está mais estável e há uma busca pela independência económica, bem como por devínculos afectivos mais estreitos. O sistema de valores dos adultos passam a ser incorporado e o jovem deseja ser tratado como adulto. O término da adolescência não é bem definido, uma vez que muitos critérios podem ser considerados. Atingir a maioridade nem sempre significa chegar à vida adulta pois, na maior parte das vezes, a vida do jovem em nada se modifica no dia de seu 18º Aniversário.Poderíamos, então, considerar o ingresso em uma faculdade ou ainda o primeiro emprego como fatos que modificam a vida, trazem novas responsabilidades e, dessa forma, seriam pontos de transição. Ainda assim, trata-se de critérios que não delimitam de forma clara o final da adolescência e que variam de um meio cultural a outro. Por exemplo: se considerarmos a independência económica como umacaracterística da entrada na vida adulta teremos, na actualidade das classes A e B, um enorme número de indivíduos na faixa dos trinta anos, vivendo com seus pais, como se fossem adolescentes, enquanto em outras classes sociais, jovens de 12 ou 13 anos sustentam a família.

Adolescência na Actualidade

A busca incessante pelo prazer e a prevalência do mundo de fantasia dos jogos...
tracking img