Parques estaduais mg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Parque Estadual de Minas Gerais



Parque Estadual Serra do Brigadeiro












BOCAIUVA-MG
JUNHO/2012
História

A Serra do Brigadeiro, até o inicio do Século XIX, permaneceu "sem historia", devido a fatores de ordem natural e política que dificultaram a penetração de colonizadores. Os fatores de ordem natural são a densa cobertura florestal e a presença de índios, já osde ordem política estão relacionados aos interesses da colônia em manter a região em condições desfavoráveis ao povoamento, a fim de evitar o desvio de ouro, tendo em vista que uma parte da região pertenceu ao ciclo do ouro e a outra estava na divisa entre o que hoje denominamos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Se, por um lado, a preservação foi garantida, por outro, privou a região deregistros históricos e documentais até o ano de 1800. A penetração dos colonizadores na Serra do Brigadeiro marcou o desaparecimento dos índios Arrepiados e Guarutos. O primeiro emissário do governo a inspecionar as divisas da Província de Minas Gerais, brigadeiro Bacelar, acabou apagando a única referencia a presença indígena na região. Extasiado com a beleza do lugar, rebatizou o Rio Guarutos e aserra; o rio passou a se chamar Gloria e a serra, Brigadeiro.
Criado em 27 de setembro de 1996 (Decreto n.º 38.319), o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro está localizado na região da Zona da Mata, a cerca de 290 Km de Belo Horizonte.Foi aberto à visitação em março de 2005.O Decreto 44.191, publicado em 2005, alterou a área do Parque.














Localização

O Parque ocupao extremo norte da Serra da Mantiqueira ocupando terrenos nos municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino. A Serra do Brigadeiro possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do rio Doce e a do Paraíba do Sul.


[pic]



Vegetação e Fauna

AMata Atlântica, principal formação vegetal da área, está intercalada com os Campos de Altitude e afloramentos rochosos, formando um belo cenário. Considerado um paraíso botânico, o Parque constitui um ecossistema rico em espécies vegetais como bromélia, peroba, ipê, orquídea, jequitibá, óleo-vermelho e palmito doce. A neblina que, durante quase o ano todo, cobre os picos onde se localizam os camposde altitude, propicia as condições para a formação de um ecossistema rico em orquídeas, samambaias, liquens, bromélias, variedades de gramíneas, arbustos e cactus, dentre outras espécies.
Na fauna diversificada presente no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, destacam-se a suçuarana ou puma, a jaguatirica, a caititu, o veado mateiro, o cachorro-do-mato, o tamanduá-de-colete, o caxinguelê, apreguiça-de-três-dedos, o macaco-prego, o sagui-da-serra.




Atividades envolvidas

Vários atrativos turísticos como cachoeiras, trilhas de acesso a picos altos que oferecem ao visitante um lazer de alta qualidade. Alguns atrativos são de acesso fácil, mas outros como os picos do Boné, do Soares, Pedra Branca e a Pedra do Pato apresentam-se como um grande desafio para os turistas adeptosde esportes e aventuras, com ambientes desafiadores e muitas vezes primitivos, principalmente para os praticantes de montanhismo.


Imagens
[pic]
Pico Campestre
[pic]
Pico do Boné
[pic]
Pico do Soares
Patrimônio Natural

A unidade de conservação tem 14.984 hectares de onde predominam a Mata Atlântica, montanhas, vales, chapadas, encostas além de diversos cursos d'água que integram asbacias dos rios Paraíba do Sul e Doce.
O Parque abriga vários Picos: o do Soares , o Campestre o do Grama e o do Boné . A altitude e o relevo amenizam a temperatura local e a neblina cobre os picos durante quase todo o ano, formando uma das mais belas imagens do Parque.







Infra estrutura

A infra-estrutura do Parque foi construída em parceria com o Programa de Proteção da...
tracking img