Ado - banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2
1 - conceitoS de ADO 3
2 - Declaração das Variáveis do ADO 4
3 - String de Conexão para Access 4
4 - Rotina que conecta e abre o banco em ADO 5
5 - Manipulando o Banco de Dados (RECORDSET) 5
5.1 - Propriedades do Recordset 6
5.1.1 - Propriedades do Cursor 6
5.1.2 - CursorType 6
5.1.3 - Controle de Concorrência (LockType) 7
6 - LEITURA 8
7 - UPDATE 8
8 -DELEÇÃO 9
9 - INSERÇÃO 9
10 - ADO E OLE DB 10
11 - Objetos ADO 10
12 - Componentes ADO 10
13 - EXEMPLO DE CONEXÃO 12
CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como propósito demonstrar a utilização da tecnologia de manipulação de dados chamada ActiveX Data Objects (ADO).

A seguir apresentaremos as classes e os componentes responsáveis pelo acesso a dados via ADO.Estes componentes não estão disponíveis para aplicações baseadas na CLX, pois a tecnologia ADO só esta disponível para o ambiente Windows.

O mecanismo definido pela tecnologia Activex Data Objects é bastante complexo, mas a Borland, destacando-se mais uma vez, quanto a ferramentas de desenvolvimento, inseriu este mecanismo em componentes que tornam o seu uso tão fácil como no caso do BDE.

ADO( Active Data Objects – Objeto de Dados Ativos)

01 – Conceitos

O ActiveX Data Objects (ADO) da Microsoft é uma nova interface de alto nível, e o Delphi oferece suporte a essa tecnologia diretamente, usando componentes Dataset específicos. O ADO é um componente para acesso a bancos de dados.Ele expõe alguns objetos muito flexíveis que expõem suas próprias propriedades, métodos e eventos.O ADO tem como uma das suas principais vantagens o seu mecanismo que faz parte do sistema operacional Windows. Isso é uma vantagem ainda maior para aqueles programadores que usam as tecnologias de Banco de Dados da Microsoft, como Access e SQL Server. Também não quer dizer, de forma alguma, que não é possível usá-lo para se conectar a Banco de Dados de outras marcas como Oracle, por exemplo,e oferecendo as mesmas condições que a conexão BDE oferece.

Segundo os porta-vozes da Microsoft, algumas das principais vantagens do ADO são a facilidade do uso, alta velocidade, baixa sobre-carga de memória, pouco gasto de disco, trafego de rede mínimo e um reduzindo número de chamadas entre a aplicação Front-End e o Back-End, tudo isso a fim de proporcionar uma interface leve e de altodesempenho.

O ADO usa uma interface COM, contudo não é necessário que você tenha conhecimento de COM para usar o ADO no Delphi, pois este fornece componentes que facilitam seu uso, tornando-o tão aplicável quanto os tradicionais componentes de acesso pelo BDE.

Para usar objetos ADO em um aplicativo, deve-se primeiro adicionar uma referência ao componente ADO.Inicie um projeto Standard EXE e depoisselecione Project->References.Na janela References, localize Microsoft ActiveX Data Objects 2.x library e marque a sua caixa de seleção.

A utilização do ADO basicamente consiste em declarar duas variáveis. Uma responsável unicamente pela conexão, e a outra pelas consultas do banco e para isso usamos duas sub-classes da classe ADO que são "Connection" e "Recordset" respectivamente. Existemdiversas formas de se trabalhar com o ADO.

Na programação com Banco de Dados consiste basicamente em:
* Abrir Conexão com Banco.
* Executar consultas, Inserções, Alterações e Deleções.
* Fechar Conexão com Banco.

02 - Declaração das Variáveis do ADO

Declarar uma única variável de conexão e uma única variável de consulta (Recordset). A declaração de variáveis do banco éfeita em um módulo da seguinte forma:

* Public pVarConBanco as New ADODB.Connection (Variável de conexão);
* Public pVarRegBanco as New ADODB.Recordset (Variável de Consulta) .

Além de efetuar a conexão a variável do tipo ADODB.Connection também executa comandos SQL com exceção do comando SELECT, pois essa variável não é do tipo Collection, não tem propriedades para tratamento de...
tracking img