PProgramação de Banco de Dados em Múltiplas Camadas

8068 palavras 33 páginas
Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC
Processamento de Dados – Tarde
Tópicos Avançados em Informática – TAI

Programação de Banco de Dados em Múltiplas Camadas

Introdução

É fato incontestável que a maioria das aplicações para acesso a banco de dados atualmente escritas podem utilizar uma abrangente variedade de tecnologias (Microsoft na maioria) para acessar todos os tipos de formatos de arquivo – dados que estão armazenados em arquivos de som, vídeos, planilhas de cálculo, arquivos de email e páginas internet podem ser acessados e apresentados exatamente como se tivessem sido carregados de um banco de dados. Tudo isto é possível através de tecnologias de programação e acesso a dados, tais quais ODBC, DAO, RDO, UDA, OLE DB e ADO.
É relativamente simples usufruir dos benefícios dessas tecnologias no acesso a pequenos banco de dados ‘desktop’. Contudo, quando escalonamos nossa aplicação para faze-la acessível a centenas ou talvez milhares de usuários, precisamos pensar cuidadosamente sobre a arquitetura que estaremos utilizando ou nossa aplicação poderá acabar inoperável.
Estaremos abordando as questões de projeto que devem ser consideradas quando do planejamento de aplicações multi-usuários de banco de dados escalonáveis e, portanto, algumas tecnologias usadas para implementar tais aplicações.

Modelo Cliente-servidor

Noções básicas de acesso e programação a banco de dados

Um banco de dados é um local onde pode-se armazenar informação, um tipo de fichário eletrônico. Existem dois tipos principais de banco de dados, os arquivos sequênciais e os bancos de dados relacionais.
Arquivos sequênciais armazenam dados em uma única cadeia de bytes, a qual pode aumentar tanto quanto seja necessário. Devido a natureza dos arquivos sequênciais, uma única adição aos mesmos requer atualizações propagáveis em toda a sua estrutura. Simplesmente são ineficientes na era moderna.
Banco de dados relacionais não possuem as ineficiências associadas aos

Relacionados